A Polícia Rodoviária Federal no Piauí apreendeu cerca de 21,76m³ de madeira ilegal, do tipo estacas de Sabiá, que estavam sendo transportadas ilegalmente. A ação foi registrada na BR 222, no município de Batalha do Piauí, na noite da última sexta-feira (29).
Conforme as informações divulgadas pela PRF, os policiais solicitaram ao motorista, de 32 anos, as documentações exigidas por lei para veículos e cargas desse tipo. O condutor apresentou os documentos em formato PDF por meio de seu aparelho celular. Logo depois, a documentação foi submetida a uma minuciosa análise nos sistemas dos órgãos ambientais.
Como resultado da consulta, foram constatadas inconsistências nas informações presentes no documento, principalmente em relação ao roteiro da viagem e o município de destino da carga, que era inexistente.
Desta forma, conforme a Legislação Ambiental, a documentação foi invalidada, o que configura o crime previsto no art. 46, que refere-se ao transporte de produtos florestais sem licença válida.
Diante do exposto, o condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e comprometeu-se a comparecer em juízo quando solicitado. A madeira apreendida e o veículo foram recolhidos e levados ao Pátio da Unidade Operacional de Piripiri, onde estão à disposição do IBAMA e do Ministério Público Estadual do Piauí para realização dos procedimentos cabíveis.
Ver todos os comentários | 0 |