Há 201 anos o Piauí aderia ao movimento de Independência do Brasil e desde então o 19 outubro se tornou a data comemorativa para o Dia do Piauí. Conhecido pelo seu clima tropical e tempo quente, o Piauí reúne grande história e diversidade em seu território. Em comemoração ao aniversário do estado, o GP1 reuniu seis curiosidades que estão relacionadas ao estado.
A primeira curiosidade está ligada diretamente a bandeira e ao processo de Independência do Piauí. Caracterizada com as cores típicas do Brasil, a flâmula possui no canto esquerdo um retângulo azul, onde está localizada a data de 13 de março de 1823, a qual se refere ao Dia da Batalha do Jenipapo, travada entre os piauienses, cearenses e maranhenses, contra os portugueses.
Seguindo a lista de curiosidade, vamos falar sobre a etimologia do nome “Piauí”. Segundo a historiografia, o nome “Piauí” vem do tupi-guarani e carrega o significado “Rio dos Piaus”. Já a palavra, “Piau”, traduzida pelos europeus colonizadores, significa “Peixes Pintados”, que ao juntar com o sufixo í”, que faz uma alusão a água, forma o nome do estado.
Estando entre os litorais de grande destaque como o do Maranhão e Ceará, o litoral piauiense é o menor de todo o país, tendo apenas 66 km de extensão. Mas o que deixa a desejar em tamanho, esbanja em beleza! As praias piauienses são um grande atrativo turístico, com grandes dunas, águas separadas do oceano Atlântico e o Rio Parnaíba, além de preservadas e aptas para a prática de esportes como o Kitesurf.
Mesmo tendo o menor litoral do país, o Piauí se destaca por possuir o 3º maior delta oceânico do mundo, com o Delta do Rio Parnaíba, que deságua em mar aberto. Ele possui o comprimento de 2.700 km², composto por mais de 70 libras. No quesito extensão, o Delta do Rio Parnaíba fica atrás do Rio Nilo e do Rio Mekong.
O estado também engloba grande riqueza histórica, em especial no Parque Nacional da Serra da Capivara, que fica localizada entre os municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.Além do parque já ter recebido a honra de entrar para a lista de Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco em dezembro de 1991, nele já foram encontrados fosseis humanos e animais, bloco de tinta de 10.00 anos, a cerâmica mais velha da américas e diversas rupestres.
Fechando a lista de curiosidades, o Piauí também é destaque na produção de Níquel do Brasil. Na lista de produtores, o estado se encontra na terceira posição, segundo dados da tabela do Governo Brasileiro, o Piauí sendo responsável por 23,7% da reserva desse minério no país. Estima-se que a produção do mineral chega a ser de 60 toneladas por mês.
Ver todos os comentários | 0 |