Quem gosta de astronomia deverá ficar atento à contemplação do único eclipse solar anular de 2023, previsto para acontecer na tarde deste sábado (14). Isso significa que o Sol, a Lua e Terra estarão posicionados tal forma que, num determinado momento, veremos uma espécie de "anel de fogo", como um aro iluminado ao redor da Lua.
Em Teresina, o início do fenômeno está previsto para iniciar às 15h18 e se estende até às 16h41. O fenômeno deve durar até às 17h43, durante o pôr do sol. Aqui na capital piaueinse, os amantes de astronomia podem se deslocar até o planetário da Universidade Federal do Piauí, no campus Petrônio Portella, no espaço Rosa dos Ventos, para acompanhar o eclipse anular do Sol.
Além disso, o fenômeno será transmitido ao vivo pelo Observatório Nacional em parceria com a NASA e o Time and Date.
DATE PERFEITO????você, o @Obs_Nacional e o Eclipse Anular do Sol. Imperdível! Transmissão ao vivo para o Brasil e o mundo no dia 14 de outubro, com início às 11h30!
— Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (@gov_mcti) October 11, 2023
Para mais dicas de date científico,
ACESSE https://t.co/xdzFj6jNFi???????????????????????????????????? pic.twitter.com/8Dhpse4cIT
O eclipse anular de 2023 terá uma faixa de visibilidade total iniciando pela região Oeste dos Estados Unidos e passando por mais nove países: México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil. No território brasileiro, a anularidade cobrirá uma área entre o Amazonas e o litoral do Nordeste. De acordo com o Observatório Nacional, a frequência com que os eclipses anulares do Sol ocorrem não é constante. O último ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O próximo eclipse deste tipo, após o de 14 de outubro, será em 2 de outubro de 2024.
O Observatório Nacional alerta que, em hipótese alguma, deve-se olhar diretamente para o Sol, nem mesmo com o uso de películas de raios-x, óculos escuros ou outro material caseiro. Isso porque, a exposição, mesmo de poucos segundos, danifica a retina de modo irreversível.
Falta pouco para observarmos o eclipse! O evento será visível em todo o Brasil, mas alguns lugares terão melhor visibilidade. ????
— Observatório Nacional (@Obs_Nacional) October 11, 2023
Tá em dúvida se seu estado está na lista dos privilegiados? A Dra. Josina Nascimento vem falar um pouquinho sobre a faixa de anularidade do eclipse ????️ pic.twitter.com/Gvf71f6zeU
Veja cuidados:
Proteção para os olhos: Nunca olhe diretamente para o Sol sem óculos de eclipse solar aprovados. A exposição ao Sol pode causar danos sérios aos olhos.
Filtros solares: Se você for usar um telescópio ou binóculos, certifique-se de que eles possuam filtros solares apropriados para evitar danos aos equipamentos e aos olhos.
Locais seguros: Escolha um local seguro e uma superfície estável para montar seus equipamentos de observação.
Previsão do tempo: Acompanhe a previsão do tempo em sua região para garantir que o céu estará claro durante o eclipse.
Óculos de eclipse confiáveis: Certifique-se de adquirir óculos de eclipse solar de fontes confiáveis, com certificações adequadas.
Instruções de uso: Leia e siga as instruções de uso dos óculos de eclipse solar, telescópios e quaisquer outros equipamentos de observação.
Prepare seus óculos de eclipse e venha se maravilhar com esse evento!
Diferença entre Eclipse Solar e Lunar
A diferença entre um eclipse solar e lunar é que o Eclipse Solar ocorre quando temos um alinhamento entre Sol – Lua – Terra, enquanto, um Eclipse Lunar ocorre quando temos um alinhamento entre Sol – Terra – Lua.
Curiosidades
Um fato curioso sobre o Eclipse Solar Parcial é que para que este tipo de eclipse possa ocorrer em algum lugar, quer seja na Terra ou fora dela, teremos a ocorrência do Eclipse Solar Anular e/ou a ocorrência do Eclipse Solar Total.
Ver todos os comentários | 0 |