O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, entregou 12 ambulâncias compradas pelo Governo Federal para serem utilizadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Piauí. A solenidade aconteceu na tarde desta quarta-feira (28), na sede da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, no Centro de Teresina.
Serão beneficiados com as novas ambulâncias os municípios de Picos, Barras, União, Demerval Lobão, Cajazeiras do Piauí, Conceição do Canindé, Dirceu Arcoverde, Francisco Ayres, Nazária, Paes Landim, Cajueiro da Praia e Parnaguá.
Em entrevista à imprensa, Ciro Nogueira ressaltou que veio entregar as ambulâncias representando o presidente Jair Bolsonaro, junto do secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde, Marcus Vinícius Dias. O ministro destacou que o Governo Federal trata a Saúde como prioridade, independentemente da questão política.
“Mais uma tarefa, uma missão que o nosso presidente nos deu hoje, com o Marcus Vinícius, braço direito do nosso ministro Queiroga, para fazer essa entrega a esses municípios. Acho que a entrega dessas ambulâncias demonstra como a Saúde do nosso estrado e do nosso país deve ser conduzida, sem cores de oposição, sem questão partidária. Prefeitos que estão apoiando [o Governo Federal] e os que não estão, sendo bem tratados, porque quem vai ser beneficiado com essa entrega de ambulâncias é a população dessas cidades”, declarou Ciro Nogueira.
O superintendente do Ministério da Saúde no Piauí, Ferdinand Soares, explicou que as novas ambulâncias irão substituir veículos que os municípios já possuem. “Hoje estamos recebendo 12 ambulâncias de suporte básico, que são de reposição do SAMU para 12 municípios do estado do Piauí. É um programa onde o prefeito entra no sistema e faz a solicitação para reposição da ambulância que ele já possuiu, e de acordo com os critérios elencados pelo Ministério da Saúde a gente faz essa reposição”, detalhou.
Christiane Rocha, coordenadora geral do SAMU no Piauí, ressaltou a importância da renovação da frota de ambulâncias, considerando a atuação do SAMU no transporte de passageiros entre municípios. “As ambulâncias que temos viajam muito trazendo muitos pacientes para Teresina ou para a referência hospitalar mais próxima, e por esse motivo o Ministério da Saúde está fazendo a primeira entrega para os municípios que receberão a renovação da frota. Esse é o primeiro lote de entrega”, disse a gestora.
Prefeitos comemoram novas ambulâncias
O prefeito de União, Gustavo Medeiros, informou que o veículo que opera no município é do ano de 2010, e por isso, nas palavras dele, a nova ambulância vai melhorar o atendimento à população. “Nossa ambulância oficial do SAMU era do ano de 2010. Começamos o serviço lá em 2015 e há muito tempo a gente precisava de um veículo novo, e é claro que vai salvar vidas, o serviço vai ser intensificado com essa ambulância que vai dar um suporte muito bom”, frisou.
Osvaldo Bonfim, prefeito de Nazária, afirmou que a ambulância da cidade já não se encontra em bom estado, diante disso, a renovação da frota veio em boa hora, segundo ele. “Nós, que já temos o SAMU funcionando, e estamos com a ambulância em estado ruim, agradecemos muito ao Governo Federal, sem dúvidas, vai renovar o nosso serviço e dar uma maior qualidade”, colocou.
Renovação da frota
Por fim, Marcus Vinícius Dias, secretário executivo do Ministério da Saúde, explicou que a frota de ambulâncias do SAMU está sendo renovada em todo o país. “A gente vai fazendo a renovação dessa frota Brasil afora, tem um cronograma que está sendo feito ao longo desse ano, e seguramente até o ano que vem vão estar sendo recebidas novas ambulâncias. É uma programação longa do ministério, para renovar toda a frota do Brasil e o Piauí está seguramente entre os casos prioritários. Esse é um projeto de estado, não se trata de uma política de governo, é só mais uma política de estado e o Ministério da Saúde, como o ministro Ciro falou, olha para a população”, concluiu.
Ver todos os comentários | 0 |