A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito (STRANS) informou que o usuário que utiliza o cartão do idoso poderá obter a credencial de estacionamento pela internet. Dessa maneira, o idoso não precisa mais se deslocar até a STRANS para emitir ou renovar o documento. O benefício está liberado para motoristas com mais de 60 anos, que possuam carteira de habilitação ativa e conta nível prata ou ouro na Plataforma Gov.Br.
A emissão é realizada com acesso ao site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou pela plataforma gov.br e atende a Resolução Contran Nº 965 de 17/5/2022, que define e regulamenta as áreas de segurança e de estacionamentos específicos de veículos.
A PMT aderiu ao serviço para promover a desburocratização do serviço aliada ao conforto para o usuário que não precisa mais buscar o balcão da STRANS. Dessa maneira, o usuário poderá emitir o documento rapidamente, sem custo e sem ter que se deslocar para realizar um atendimento presencial.
Passo a passo para o cidadão gerar a credencial
Passo 1
Basta acessar o Portal de Serviços da Senatran, o usuário encontrará o link direto para o serviço. Caso ainda não esteja logado no Gov.Br, será direcionado para esta autenticação. Se já estiver conectado à plataforma, o link do serviço estará disponível no menu à esquerda.
Passo 2
Se o cadastro não possuir nenhum impedimento, será apresentada a tela com o botão “Baixar Credencial”, para fazer o download do documento. Deve-se clicar no link “termos e condições” para ler as regras de utilização, marcar a caixinha confirmando o “Li e concordo com os termos e condições”.
Passo 3
Ao clicar no botão “Baixar Credencial”, será feito o download do documento tipo PDF, já pronto para impressão. Caso o motorista tenha uma credencial emitida pelo portal de serviços e a perca por algum motivo, ele também poderá cancelá-la por meio do mesmo serviço.
A STRANS informa que a autenticidade da credencial de estacionamento pode ser verificada pela leitura do QR Code do documento por meio do aplicativo VIO, disponível nas lojas Google Play e App Store.
Ver todos os comentários | 0 |