Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Servidores da Strans participam de palestra sobre o Setembro Amarelo

A palestra foi comandada pela psicóloga e escritora Larissa Pinheiro Miranda de Carvalho.

Servidores e colaboradores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) participaram, na sexta-feira (9), de uma palestra sobre a importância do cuidado com a saúde mental em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. A palestra foi comandada pela psicóloga e escritora Larissa Pinheiro Miranda de Carvalho, gerente de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina.

Para o superintendente da Strans, Cláudio Pessoa, a discussão deste assunto é muito importante e fundamental para combater os índices de suicídio, que não é um problema somente de Teresina, mas no país.


Foto: Divulgação/AscomServidores da Strans participam de palestra sobre o Setembro Amarelo
Servidores da Strans participam de palestra sobre o Setembro Amarelo

“A saúde mental é uma das prioridades da gestão municipal, é muito importante e é preciso que toda a sociedade acolha, escute e cuide uns dos outros”, disse o superintendente.

Durante o bate-papo, a psicóloga Larissa Pinheiro Miranda de Carvalho falou sobre a importância da escuta e do acolhimento, da valorização das pessoas e da atenção aos sinais de alerta que podem indicar ideação suicida.

“Os laços com a família e os amigos são fundamentais para que nos reconheçamos queridos e necessários para a tomada de consciência sobre o que somos e o que representamos”, ressaltou a psicóloga.

A psicóloga também destacou os canais de apoio e atendimento psicossocial disponíveis pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde, com o ambulatório especializado de Saúde Mental e de Prevenção ao Suicídio (Provida) e da rede de saúde mental por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Referência, em todas as zonas da cidade.

A ação alusiva ao Setembro Amarelo foi uma iniciativa da Diretoria Administrativa e Financeira, do diretor Bruno Pessoa, por meio da Gerência Administrativa, da gerente Cecília Saraiva, e contou com o apoio do técnico de Segurança do Trabalho da Strans, Giuliano Fernandes e da chefia de Gabinete, Maurício Gomes.

Por ser um assunto ainda considerado tabu por muitos, entidades e especialistas defendem uma maior discussão do tema como uma das formas não apenas para a compreensão da doença, mas também para apreender formas de ajudar quem passa por essa situação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.