Cafu, pentacampeão mundial com a seleção brasileira em 2002, pisou em solo piauiense neste domingo (07). Ele participou do lançamento da primeira edição da Taça das Favelas no Piauí, evento realizado no Theatro 4 de Setembro, no centro de Teresina. O lateral é embaixador da Central Única das Favelas (CUFA), entidade responsável pela organização do evento. O evento de abertura também contou com a presença do prefeito Dr. Pessoa e Preto Zezé, presidente nacional da CUFA.
Segundo Cafu, a Taça das Favelas é um evento de suma importância para as crianças e adolescentes, pois acende neles a chama da esperança de um futuro melhor. “Sem duvidas é o maior campeonato entre favelas do mundo. E estar aqui é de extrema importância para que possamos dar um pouco mais de direção e esperança para as crianças. Como embaixador da CUFA, eu não poderia deixar de estar aqui hoje nesse lançamento oficial e fazer com que realmente essas crianças tenha maior direção, esperança e expectativa na vida delas”, disse Cafu.
Integração dos jovens à sociedade
O atleta ressaltou, no entanto, que o mais importante não é revelar atletas, mas sim integrar os jovens à sociedade através do esporte. “Todos eles me olhavam enquanto eu falava, e pensavam, ele é igual a nós, e realmente eu sou. Deus me deu a oportunidade, eu aproveitei e aperfeiçoei aquilo que eu sabia, que é jogar futebol, me transformando em um dos maiores jogadores de futebol da história. Então quando vejo aquelas crianças me olhando fixamente, eu me vejo no olhar delas. Um dia com certeza eles estarão brilhando como eu brilhei nos campos do mundo inteiro. Fico muito feliz em saber que depois de quase 15 anos que parei de jogar futebol, as crianças ainda tem um carinho e admiração pelo capitão Cafu, por isso espero só retribuir com muito carinho a todos eles”, ressaltou Cafu.
Oportunidades para as camadas vulneráveis da sociedade
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) também esteve presente no evento e destacou a importância de criar oportunidades para as camadas mais vulneráveis da sociedade. "A maioria dos políticos olham [só] os abastados, e nós aqui e a CUFA estamos olhando os discriminados socialmente falando, aqueles excluídos da sociedade. Essa é uma inclusão importante feita através do conhecimento escolar, do esporte e lazer, é o que o pessoal que comanda a CUFA [faz] no município de Teresina e no Brasil", exclamou o prefeito.
Benefícios à população
Outras autoridades locais e engajadas com a pauta esportiva também estiveram no local, como o vereador Marquim Costa (MDB), que falou sobre os efeitos que a Taça das Favelas trará à população. "É de extrema importância esse apoio, pois a Taça Das Favelas, que completa 10 anos, tem importância de revelar jogadores. Foram mais de 90 equipes inscritas, masculinas e mais de 32 inscritas equipes femininas, é um campeonato que vai englobar toda a região, várias favelas, todas as regiões de Teresina, transformando a vida dessas pessoas, [porque] a gente espera revelar jogadores e transformar a vida das pessoas, por isso a importância da Taça Das Favelas. Além disso, contamos esse ano com a presença do capitão do penta, o Cafu, o que honra mais ainda nosso evento e sua em Teresina", concluiu Marquim.
Taça das Favelas
A Taças das Favelas é a maior competição entre comunidades do mundo. Em sua primeira edição no Piauí, a competição contará com a presença de 32 equipes, ainda sem data e locais definidos.
Ver todos os comentários | 0 |