A Equatorial Piauí inaugurou na manhã desta quarta-feira (29) a expansão da Subestação Simões e a nova linha de Distribuição Chapada I/Simões, que vão beneficiar, diretamente, 80 mil pessoas em 14 municípios e outras quatro cidades que serão contempladas indiretamente. O investimento é de aproximadamente R$ 16 milhões.
O presidente da Equatorial Piauí, Lenner Jaime, garantiu que com a nova subestação será sanado o problema de falta de energia em todos os municípios beneficiados.
“Ao todo, são 18 municípios beneficiados direta e indiretamente com essa obra que estamos trazendo para essa região do estado, trazendo desenvolvimento da região, gerando riqueza e atraindo novos investidores. Trazendo robustez, qualidade e dignidade para as famílias que aqui habitam. São 80 mil pessoas que estão sendo beneficiadas, saímos de uma potência de 6mva para 15, então mais que duplicamos a potência dessa subestação. Nós trazemos ainda segurança de que havendo qualquer falha, essa falha será rapidamente resolvida. É o fim da era de falta de energia, isso deixa de existir definitivamente aqui nessa região, como tem acontecido em todas as partes do Piauí. Ao longo desses quatro anos que o grupo Equatorial Energia se instalou aqui nós conseguimos fazer um investimento de um bilhão e meio de reais e não faltará investimento para desenvolver ainda mais o estado do Piauí”, frisou Lenner Jaime.
Prefeito agredeceu a Equatorial
O prefeito de Simões, Zé Wilson, agradeceu o empenho da Equatorial Piauí e disse que está feliz com os investimentos realizados no município, que segundo ele, beneficiarão desde o pequeno agricultor até as grandes empresas.
“Eu quero agradecer ao presidente da Equatorial. Estou gratamente satisfeito com a ação da Equatorial no município, sabendo que não é só aqui em Simões que esses investimentos acontecem, estão investindo em energia de qualidade em todo o Sul e Norte do Piauí, e isso é importante. Para nós aqui de Simões é uma satisfação, é um investimento de grande importância no município, que beneficiará desde o pequeno agricultor ao grande empresário. É saber que cada um vai ter uma energia de qualidade, vai ter uma vida diferente, tendo uma tranquilidade para que possa fazer qualquer investimento pensando em uma indústria ou pensando em próprio comércio que venha a crescer na sua cidade”, ressaltou o prefeito Zé Wilson.
Instalação de lâmpadas led
O secretário estadual de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Fernando Lima, afirmou que a subestação vai melhorar a qualidade do serviço de energia elétrica na região e anunciou ainda que foi firmado um contrato para instalação de lâmpadas de led nas vias públicas de vários municípios do Piauí.
“É importantíssima essa inauguração dessa subestação em Simões, visto que abrange uma população de cerca de 80 mil habitantes, então diretamente 80 mil pessoas serão beneficiadas com essa instalação da nova subestação. Vai melhorar a qualidade do serviço de energia elétrica aqui na região, então podemos gerar mais empregos, mais renda, visto que mais empresas poderão vir se instalar aqui devido a melhor qualidade de serviço no estado. Temos a previsão de iniciar em julho a execução de um contrato para implantação de lâmpadas de led em vários municípios do estado do Piauí. Inicialmente, a gente vai iniciar em 5 municípios, mas a gente vai expandir para outros municípios do estado. No pregão que fizemos foram contemplados cerca de 150 municípios, mas nossa intenção é desenvolver no total”, destacou Fernando Lima.
Reivindicação de moradores
A representante do Conselho Consumidor da Equatorial Piauí, Raimunda Nonata, destacou a importância da subestação e afirmou que essa foi uma demanda gerada por moradores e atendida prontamente pela Equatorial.
“Eu creio que aqui vai melhorar muito com essa nova subestação. O consumidor que chegava até a nós reclamando da falta de energia, que a energia oscilava, eu creio que com essa subestação vai melhorar a situação dos moradores e também dos empresários. Aonde tem demanda que a Equatorial não chega, nós chegamos e levamos até ela para que ela venha resolver o problema da comunidade. Esse é o nosso papel, de fazer esse elo entre a Equatorial e o consumidor”, comemorou Raimunda Nonata.
A dona de casa Faustina Vitalina da Silva, de 82 anos, disse que a expectativa é que com a chegada da subestação melhore a qualidade e diminua a falta de energia na região em que ela vive. "Vai melhorar cada vez mais. Tem horas que a energia falta, mas demora pouco e agora a expectativa é que não falte mais de jeito nenhum", disse dona Faustina.
O comerciante Fábio José, proprietário de um trailer que fica na praça central de Simões, afirma que toda a cidade era afetada pela oscilação e pela falta de energia constante, o que muda com a instalação da nova subestação. “Antigamente a energia oscilava muito, caía quase toda tarde, e agora está 100%, energia boa de qualidade, a cidade inteira está de parabéns, com uma energia melhor que vai ajudar todo mundo”, declarou Fábio José.
Confira os municípios contemplados
Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Campo Grande do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Francisco Macêdo, Francisco Santos, Jacobina do Piauí, Jaicós, Marcolândia, Massapê, Padre Marcos, Patos do Piauí e Simões. Já os municípios de Acauã, Paulistana, Queimada Nova e São Francisco de Assis do Piauí serão beneficiados indiretamente.
Como parte do projeto de execução de obras e expansão do atendimento à população do Piauí, a Equatorial passou a realizar, ao longo dos últimos quatro anos, quando passou a operar no estado, várias intervenções na distribuição de energia elétrica, proporcionando o desenvolvimento dos municípios.
Ver todos os comentários | 0 |