O prazo para emitir ou regularizar o título de eleitor para as eleições deste ano encerra nesta quarta-feira (04) em todo o Brasil. Na Capital do Piauí, os eleitores que deixaram para última hora formaram uma grande fila em frente ao Fórum Eleitoral de Teresina, onde esperaram por mais de 1h para conseguir atendimento devido à grande procura.
O GP1 foi até o local e conversou com os eleitores, dentre eles, muitos adolescentes de 16 a 18 anos em busca do primeiro título eleitoral, que ainda não é obrigatório para a idade. Luís Gustavo, de 17 anos, comentou que deixou para tirar o título para a última hora por conta da falta de tempo e ressaltou a importância de participar da maior evento democrático do país, as eleições, marcadas para 2 de outubro.
“Deixei para última hora por conta do tempo, questão de trabalho e estudo. Eu acredito que a melhoria no nosso Brasil passa pela escolha de novos políticos. Eu não estou acompanhando muito a política, mas estou fazendo meu papel de cidadão”, declarou.
A namorada dele, Letícia Vitória, também estava no local para emitir seu primeiro título de eleitor. Ela alertou sobre o tamanho da fila para quem ainda não foi ao local. “É muito bom a gente emitir [título de eleitor], para fazer a mudança na política, que está precisando. Para quem ainda não veio, é bom acordar, porque a fila está enorme”, pontuou.
Último dia de prazo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) centraliza todo seu sistema no atendimento virtual de pendências de eleitores até às 23h59 desta quarta-feira, 4. Não há previsão de prorrogação do prazo final de regularização do título de eleitor antes da votação deste ano. Quem não conseguiu acesso devido aos horários de instabilidade ainda pode solicitar o primeiro título, transferir domicílio ou justificar ausências pelo endereço direto do Título Net.
Outra opção é comparecer presencialmente em um cartório eleitoral e buscar o auxílio de funcionários. Como os servidores são os mesmos, o atendimento pode demorar mais. A segurança do sistema vem sendo reforçada desde as eleições municipais de 2020, quando o Título.Net foi lançado para evitar riscos no auge da pandemia de covid-19.
Ver todos os comentários | 0 |