Um terreno abandonado localizado no bairro Noivos, zona leste de Teresina, está acumulando lixo e colocando em risco a saúde da população que mora nos arredores. O GP1 esteve no local e registrou a situação.
O terreno em questão fica situado na rua na rua Desembargador Pedro Conde, já próximo à Avenida Cajuína. No local, o que se vê é uma pilha de todo tipo de lixo, principalmente garrafas plásticas.
Com o lixo acumulado, acabou se formando uma lagoa de água parada no terreno, o que acende um sinal vermelho, pois, não bastassem os riscos de patologias causadas pela sujeira, há também o perigo de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e Chikungunya.
Na frente do terreno foi instalada uma placa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), ressaltando a proibição de jogar lixo no local e divulgando um número de telefone para denúncias. O aviso, no entanto, não tem surtido efeito.
Lei municipal
De acordo com o Código Municipal de Postura de Teresina, estabelecido pela Lei Nº 3.610/2007, o proprietário do terreno tem a responsabilidade de garantir a conservação do imóvel, sob pena de multa.
“Todo proprietário de terreno urbano não edificado fica obrigado a mantê-lo capinado, drenado, murado e em perfeito estado de limpeza, evitando que seja usado como depósito de lixo, detritos ou resíduos de qualquer natureza”, consta no Artigo 16 da lei.
O que diz a SEMDUH
Procurada pelo GP1, a SEMDUH afirmou, por meio de sua assessoria, que esse terreno é um dos pontos críticos, onde há muita ocorrência de depósito de lixo. A secretaria ressaltou que a Prefeitura de Teresina limpa o local, mas a população volta a fazer o descarte irregular.
Leia na íntegra a nota da SEMDUH:
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) comunica que monitora esse ponto crítico de descarte irregular de lixo no bairro Noivos, zona leste de Teresina.
Apesar das constantes limpezas, inclusão de placa 'Proibido Jogar Lixo' e atuações de sensibilização da comunidade pela equipe de Educação Ambiental do CTA, a população insiste em dispor irregularmente seus resíduos.
Informamos ainda que a menos de 500 metros desse local existe o Ponto de Recolhimento de Resíduos (PRR) N° 07, na Rua Desembargador José Lourenço, 64046-240.
Ao todo na cidade existem 56 pontos de PRR, distribuídos por todas as zonas de Teresina. Nesses contêineres laranjas é permitido colocar restos de material de construção e/ou reformas (limitado a 1 metro cúbico ou uma carroceria pequena por pessoa), móveis usados e podas de árvores.
Já para o lixo doméstico, é recolhido dia sim e dia não pelo caminhão de coleta da CTA que passa nas próprias residências.
A Prefeitura de Teresina reforça o pedido para que os teresinenses não descartem lixo em local proibido. Além de sujar a cidade, polui o meio ambiente e contribui para proliferação de insetos e de animais causadores de doenças.
Os órgãos de limpeza pública fazem a parte deles, contribua para o bem estar do município e de sua população, faça sua parte!
Ver todos os comentários | 0 |