O prefeito de Fartura do Piauí, Orlando Costa, assinou decreto nº 20/2022, de 12 de maio, decretando situação de emergência em toda extensão territorial do município por conta da estiagem. O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de sexta-feira (13).
De acordo com o decreto, o aumento dos índices pluviométricos não foi suficiente para atender as necessidades da população quanto ao acesso a água própria para o consumo humano e animal, bem como para a produção agrícola.
O prefeito alegou ainda que o período de estiagem é uma realidade, conforme demonstra previsão meteorológica para a região do semiárido do Piauí, no qual Fartura do Piauí está inserido.
O prefeito Orlando Costa então decretou situação de emergência por 180 dias a contar a partir da publicação, além de destacar que as despesas decorrentes de ações provenientes do decreto decorrerão da Dotação Orçamentária de reserva de Contingência, autorizando-se o desencadeamento de ações emergenciais de respostas aos desastres, até o restabelecimento da normalidade.
Municípios como Vila Nova do Piauí, Dirceu Arcoverde, Curral Novo do Piauí, Vera Mendes, Dom Inocêncio e Jacobina do Piauí já decretaram situação de emergência também por conta da estiagem.
Ver todos os comentários | 0 |