O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou na manhã desta sexta-feira (02), da cerimônia de divulgação do resultado da primeira etapa de coleta do censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Piauí. O evento aconteceu no Hotel Uchôa, na zona leste de Teresina.
Dr. Pessoa agradeceu o convite e lembrou que chegou a trabalhar temporariamente no IBGE. “É um orgulho ter sido chamado para esse momento, porque eu também já fui funcionário temporário do IBGE quando eu morei no Rio de Janeiro e aqui estou sendo chamado como autoridade do município de Teresina, como prefeito compartilhando essa alegria”, afirmou.
“O Piauí está na frente na educação, está na frente na pesquisa do IBGE, desse espelho geral da sociedade. Portanto, é um orgulho para o prefeito, eu acredito que para a governadora também, para todos nós”, pontuou Dr. Pessoa.
Censo 2022
O Piauí foi o primeiro estado do Brasil a concluir com sucesso a primeira etapa, que é aquela na qual se percorre todo o território. "A população piauiense abriu as portas e recebeu o IBGE. Nós concluímos essa primeira etapa que foi a de percorrer todo o território piauiense. Visitamos os domicílios e agora a gente entra numa segunda etapa que é a de tentar reverter algumas recusas, que foi um percentual mínimo, mas nós iremos continuar com esse trabalho", disse Leonardo Passos, superintendente do IBGE no Piauí.
No Piauí, 2.547 pessoas trabalharam como recenseadores, sendo que 1.379 ainda estão contratadas para participar da segunda etapa.
Números do Censo
Ainda de acordo com Leonardo Passos quase 3 milhões de piauienses já foram ouvidos pelos recenseadores. "Nessa primeira etapa, até o dia 30 de novembro, nós recenseamos aproximadamente 3.160.000,00 milhões de piauienses, mas ainda tem uma etapa seguinte para continuar os trabalhos”, enfatizou o superintendente.
Disque Censo
Na segunda etapa será disponibilizado ainda um telefone para que as pessoas que não receberam ainda os recenseadores possam ligar para marcar uma visita. "O Disque Censo é um número de utilidade pública em que a população que não foi recenseada pode ligar aqui no Piauí para o 137. Ela vai informar o endereço e confirmar se não foi recenseado, etnão a gente vai direcionar um recenseador do IBGE para ir até o domicílio fazer a entrevista", explicou Leonardo Passos.
Importância do Censo
O deputado federal Júlio César esteve presente no evento e destacou a importância do Censo na distribuição dos recursos. "O Piauí é o primeiro estado no Brasil a concluir essa primeira etapa e nós ficamos honrados porque o Piauí precisa, o Brasil precisa desses dados para fazer o planejamento das coisas públicas, do critério de distribuição dos recursos para os fundos constitucionais da educação, da saúde, enfim, é muito importante", afirmou.
Ver todos os comentários | 0 |