Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Câmara Municipal derruba veto do prefeito Dr. Pessoa ao orçamento

Contudo, os vereadores reduziram o poder de remanejamento do Executivo para 20% e não mais para 10%.

Os vereadores de Teresina derrubaram, nesta terça-feira (13), o veto do prefeito Dr. Pessoa à emenda de R$ 135 milhões do Legislativo apresentada ao Orçamento de 2023. Os vereadores Dudu (PT) e Antônio José Lira (Republicanos) se abstiveram de votar.

Contudo, os vereadores reduziram o poder de remanejamento do Executivo de 35% para 20% e não mais para 10%, como havia sido proposto inicialmente. Esse foi um dos pontos mais criticados pela prefeitura.


Foto: Lucas Dias/GP1Alan Brandão
Alan Brandão

O vereador Alan Brandão, relator do orçamento, explicou o porquê dos parlamentares terem decidido pela derrubada do veto. “Nós chegamos a esse entendimento [de derrubada do veto] porque nós acreditamos que esse trabalho que foi feito em relação às emendas foi respeitando a vontade da população de Teresina. Nós ajustamos o orçamento para melhorar a SAAD Sudeste, SAAD Rural, o transporte público, destinamos recursos para a Educação e Saúde”, explanou.

Um projeto de lei com a alteração no poder de remanejamento será enviado à Câmara Municipal de Teresina para votação “Nós entendemos que será aumentado de 10% para 20% a questão do remanejamento para que possa trabalhar as pastas da Eturb e Secretaria de Governo, que depende de um novo projeto que será apreciado”, pontuou Alan Brandão.

Líder do prefeito

O vereador Antônio José Lira, líder do prefeito na Câmara, afirmou que todos saíram ganhando com a votação de hoje. "Na verdade foi um entendimento onde ganhou Teresina, ganhou a Câmara e mostrou o espírito público de grandeza que tem o prefeito Dr. Pessoa. Nós tivemos um entendimento que no momento que passasse o poder de remanejamento do prefeito de 10% para 20% poderia sim fazer as correções na Eturb e Secretaria de Governo porque com o remanejamento que a Câmara fez chegou a atingir e comprometer as respectivas secretarias", afirmou.

Foto: Lucas Dias/GP1Antônio José Lira
Antônio José Lira

O parlamentar explicou ainda o porquê de se abster da votação. "Eu sou o líder do prefeito, participei de todo o entendimento, mas eu como líder eu preferi me abster porque acho que todo mundo vai entender minha oposição”, alegou Antônio José Lira.

“Em nenhum momento a derrubada de veto vai atingir a credibilidade e o espírito público do prefeito Dr. Pessoa, ele mostrou foi grandeza. Estão de parabéns, o prefeito e a Câmara”, concluiu Antônio José Lira.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.