Fechar
GP1

Picos - Piauí

Ex-secretário de Saúde de Picos nega desvio de dinheiro público

Em nota, o ex-secretário afirmou que é inocente e que "a Justiça certamente restabelecerá a verdade".

O ex-secretário de Saúde de Picos, José Venâncio de Sousa Filho, o Dudé, enviou ao GP1 nesta quinta-feira (03) nota de esclarecimento a respeito de matéria publicada na última terça-feira (1º) intitulada "Justiça põe ex-secretário de Saúde de Picos no banco dos réus".

Em nota, o ex-secretário afirmou que nunca foi procurado pela instituição bancária para tratar deste tema, "não tendo sido oportunizado o pagamento ou qualquer esclarecimento diretamente ao credor" e que só tomou conhecimento desta situação no curso do procedimento investigatório do Ministério Público do Estado do Piauí.


José Venâncio disse ainda que o Ministério Público chegou a oferecer Acordo de Não Persecução Penal e que tal acordo, se celebrado, teria evitado o presente processo. "Porém, ciente de sua inocência e confiando no Poder Judiciário do Estado do Piauí, este ex-secretário rejeitou a proposta", declarou.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Nota de esclarecimento

Diante de matéria veiculada por portais de notícias, no dia 01/11/2022, noticiando que o Ministério Público do Piauí apresentou denúncia pelo crime de peculato contra este ex-secretário municipal de Saúde do Município de Picos, Sr. José Venâncio de Sousa Filho, Dudé, são necessários alguns esclarecimentos:

A referida matéria não especificou detalhes fundamentais relativos à denúncia, como por exemplo o valor exato do repasse dos empréstimos consignados que o ex-secretário teria deixado de realizar. Tal esclarecimento é fundamental, pois trata-se da IRRISÓRIA quantia de R$ 257,62 (duzentos e cinquenta e sete reais e sessenta e dois centavos).

Ainda que a denúncia ventile que o valor é devido desde 31/03/2016, este ex-secretário nunca foi procurado pela instituição bancária para tratar deste tema, não tendo sido oportunizado o pagamento ou qualquer esclarecimento diretamente ao credor. Desta forma, só tomou conhecimento desta situação no curso do procedimento investigatório do Ministério Público do Estado do Piauí

O Ministério Público do Estado do Piauí ofereceu Acordo de Não Persecução Penal, frente a esta acusação. Tal acordo, se celebrado, teria evitado o presente processo. Porém, ciente de sua inocência e confiando no Poder Judiciário do Estado do Piauí, este ex-secretário rejeitou a proposta.

Por fim, destacando que as contas da Secretaria Municipal de Saúde relativas ao ano de 2016, sob sua gestão, foram aprovadas sem qualquer ressalva por todos os órgãos fiscalizatórios, e diante dos seus mais de 30 anos de serviços prestados à sociedade, o Sr. José Venâncio de Sousa Filho reforça o seu compromisso com a honestidade e com o povo picoense. Certo de sua inocência e de que a Justiça certamente restabelecerá a verdade, reforça também seu compromisso com o poder judiciário e encontra-se à disposição para todos os esclarecimentos necessários ao fiel esclarecimento dos fatos.

Picos (PI), 03/11/2022.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.