Para que os trabalhadores possam ficar livres para acompanhar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar, o comércio e órgãos públicos de Teresina vão funcionar em horários diferenciados nos dias dos jogos. O GP1 fez um levantamento do funcionamento dos serviços na Capital nesta segunda-feira (28), quando o Brasil enfrentará a Suíça, às 13h, pela fase de grupos.
Comércio
O Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas-PI) deliberou que nos dias de jogos do Brasil as lojas poderão funcionar segundo as suas conveniências. Caso o estabelecimento opte pelo fechamento nesses dias, as horas não trabalhadas poderão ser compensadas, mas para isso será necessária a formalização prévia de acordo individual com os funcionários.
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Banco (Febraban), nesta segunda-feira (28) as agências bancárias funcionarão da seguinte maneira: das 8h30 às 11h30 em estados que seguem o horário de Brasília; das 7h30 às 10h30 nos estados com diferença de 1h em relação ao horário de Brasília; e das 7h às 9h30 nos estados com diferença de 2h em relação ao horário de Brasília.
Prefeitura de Teresina e Governo do Estado
O prefeito Dr. Pessoa e a governadora Regina Sousa assinaram decretos que permitem a liberação dos servidores da administração municipal e estadual uma hora antes do início das partidas da Seleção Brasileira. Assim, nesta segunda-feira (28), para os órgãos e entidades municipais e estaduais com expediente no período da manhã, o funcionamento será até às 12h.
No caso do decreto municipal, foi facultado ao servidor o trabalho em órgãos e entidades municipais com expediente no período da tarde.
Os serviços essenciais, no entanto, funcionarão normalmente, sobretudo os que estão no âmbito da Fundação Municipal de Saúde (Hospitais, maternidades, UPA, SAMU, laboratórios centrais, CAPS); e no âmbito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (serviços prestados pelos agentes municipais de operação e fiscalização de trânsito).
Ônibus
De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), durante os jogos do Brasil a redução na frota será de 50%, e acontecerá somente no horário da partida.
Órgãos federais
Nos órgãos federais, o expediente será encerrado às 11h assim como nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As horas não trabalhadas deverão ser compensadas entre 1º de dezembro de 2022 e 31 de maio de 2023.
Ver todos os comentários | 0 |