O prefeito de Itainópolis, Miguel Rodrigues (Republicanos), assinou decreto declarando situação de emergência no município devido a seca. O decreto foi assinado no dia 15 de dezembro e publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM) do dia 30 de dezembro de 2021.
Confira aqui o decreto
Segundo o prefeito, a falta de chuvas resultou em danos entre 70% ou mais na produção agrícola do município, especialmente de milho e feijão, que são produtos de subsistências das populações afetadas pela seca e na pecuária, incidindo com perdas graves, especialmente na produção de mel de abelha apis.
Ainda conforme o prefeito, os açudes, riachos e barreiros estão com volume de água praticamente secos, reforçando o uso dos poços tubulares, que possuem água salobra, imprópria para o consumo humano, sendo necessário o abastecimento via carros-pipa.
Desta forma, o prefeito declarou situação de emergência nas áreas da zona rural do município de Itainópolis por 180 dias devido a seca e autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais nas ações de resposta ao desastre.
Ver todos os comentários | 0 |