O Ministério Público do Estado do Piauí instaurou inquérito civil para investigar o prefeito de Matias Olímpio, Genivaldo Nascimento Almeida, mais conhecido como Geno, o vice Israel Garcia, e o ex-prefeito Edísio Alves Maia, o Fogoió, acusados de improbidade administrativa. A portaria nº 21/2021 foi assinada pelo promotor de Justiça, Carlos Rogério Beserra da Silva, no dia 16 de junho deste ano.
A investigação tem como base representação eleitoral proposta pela Promotoria Eleitoral cujo objeto é o uso de bem imóvel público em benefício de candidato, partido político ou coligação, contrariando o disposto no art. 73, I da Lei das Eleições (nº 9.504/97), para fins de apuração da prática de ato de improbidade administrativa, por violação ao princípio da publicidade e por violação às regras de finanças públicas, ao realizar despesa sem prévio empenho, pelo então prefeito de Matias Olímpio, Edísio Alves Maia.
O promotor fixou o prazo de um ano para conclusão do inquérito, podendo ser prorrogável, por decisão fundamentada, em caso de necessidade.
Ação Eleitoral
Já está na fase de alegações finais a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que pede a cassação do prefeito Geno, e do vice-prefeito Israel Garcia acusados de abuso do poder político/econômico e captação ilícita de sufrágio. O ex-prefeito Edisio Alves Maia, o conhecido “Fogoió”, também figura como investigado.
Na petição inicial, a Comissão Provisória do Solidariedade enumera inúmeros ilícitos praticados no decorrer da campanha eleitoral de 2020, como a utilização de imóvel locado pelo Município de Matias Olímpio para o Conselho Municipal de Educação e utilizado como comitê de campanha dos investigados, construção de diversas obras em troca de votos e inauguração de obras em período vedado.
Eleição
Geno foi eleito prefeito de Matias Olímpio, no dia 15 de novembro de 2020, com 3.091 votos (45,92%). Ele derrotou onProfessor Junio, que teve 44,81% (3.016 votos).
Outro lado
O prefeito Geno e ex-prefeito Fogoió não foram localizados pelo GP1.
Ver todos os comentários | 0 |