O secretário Edvaldo Marques, de Produção Agropecuária, visitou nesSa quarta-feira (14) o presidente da Câmara, Jeová Alencar (MDB) e os demais vereadores. A intenção de Edvaldo seria se apresentar aos parlamentares como secretário da pasta criada recentemente.
Ao ser questionado pela imprensa sobre as competências da secretaria, tendo em vista que a Superintendência de Desenvolvimento Rural também atua diretamente com a zona rural, Edvaldo destacou as atribuições da nova pasta.
“A SDR trabalha a parte macro, a estruturação da zona rural. A Secretaria de Produção Agropecuária depende da energia, mas não é atribuição dela providenciar a melhoria da energia elétrica na zona rural. Essa parte fica com a SDR”, explicou Edvaldo.
“O que é definido para a Secretaria de Produção Agropecuária é a produção agrícola, não gerenciar, mas fomentar melhores atividades, que possam também estar sendo comercializada essa produção e, consequentemente, melhorar a economia da nossa população”, continuou o secretário.
Orçamento
Embora a Secretaria Municipal de Produção Agropecuária tenha sido criada após o orçamento de 2021, Edvaldo explicou que o prefeito Dr. Pessoa poderá movimentar orçamento para as primeiras ações da pasta.
“A lei de criação da secretaria autoriza o prefeito a movimentar orçamento para iniciar a implantação e as primeiras atividades da secretaria. Neste momento já foi apresentada a LDO, no segundo semestre deve ser apresentado a LOA, dois projetos já constam na secretaria para que possamos ter recursos orçamentários, porque é uma secretaria que vai buscar no Governo Federal e Estadual recursos para que a gente possa disponibilizar atividades na zona rural”, destacou Edvaldo Marques.
Dr. Pessoa decide
Evaldo Marques ainda destacou que Dr. Pessoa irá definir quem ocupará os cargos técnicos na secretaria. O chefe do executivo municipal estuda convidar pessoas das próprias regiões para auxiliar o trabalho na secretaria.
“A própria lei de criação constitui cargos técnicos que deverão ser preenchidos pelo próprio prefeito e as providências já estão sendo adotadas. A regionalização onde a secretaria vai trabalhar, vamos estar verificando quem da população possa estar contribuindo com nossa secretaria e haveremos de constituir uma família, principalmente na zona rural, regionalizar para que a gente possa trabalhar essa produção tanto agrícola, como também dos criadores na pecuária”, finalizou o secretário.
Ver todos os comentários | 0 |