A Prefeitura de Teresina vai iniciar a aplicação da primeira dose da vacinação contra a covid-19 para os trabalhadores das forças de segurança e salvamento, forças armadas e indígenas. Segundo a Fundação Municipal de Saúde, a aplicação será iniciada na tarde desta segunda-feira (05).
Em entrevista ao GP1, o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, afirmou nesta manhã que a aplicação das 129.250 doses que chegaram nesse final de semana segue cronograma já estipulado pelo Ministério da Saúde, mas a maioria será destinada ao grupo de 70 a 79 anos, que estão aptos a receber a 2ª dose do imunizante.
“Essa programação já vem definida pelo Ministério da Saúde, então as doses são todas para segunda dose, exceto os indígenas, venezuelanos e forças de segurança. Não foi possível incluir um novo grupo de idosos porque recebemos apenas 337 doses para o público de 60 a 67 anos, estimado em 46.200 pessoas. Por isso, vamos direcionar as vacinas para os acamados desta faixa etária”, pontuou.
De acordo com a FMS, na próxima sexta-feira (09), será administrada a segunda dose para os idosos de 79 e 80 anos de idade.
“Seguiremos o mesmo formato de drive thru já adotado nas etapas anteriores, sendo o grupo de 80 anos pela manhã e 79 pela tarde”, diz o gestor. Até essa data, as equipes de saúde estão sendo direcionadas para reforçar a vacinação dos acamados, e assim adiantar o cronograma para este público.
Continuidade da vacinação
Gilberto Albuquerque disse ainda que apesar dos feriados, não houve paralisação da vacinação durante a última semana. “Após o último drive thru realizado na última quinta-feira (01), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) seguiram realizando a vacinação das pessoas que agendaram no site da FMS. Além disso, no domingo foi realizada a vacinação dos venezuelanos nos abrigos”, disse.
Seguindo a programação, na próxima sexta-feira (09) os idosos de 79 e 80 anos de idade receberão a 2ª dose do imunizante, sendo o grupo de 80 anos pela manhã e 79 pela tarde. Até essa data, as equipes de saúde estão sendo direcionadas para reforçar a vacinação dos acamados.
Ver todos os comentários | 0 |