A Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou na manhã desta sexta-feira (05), a vacinação contra a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, para o grupo de idosos de 83 e 84 anos, em Teresina.
A vacinação foi iniciada por meio de drive thru, em cinco pontos específicos da cidade sendo eles a Universidade Estadual do Piauí - UESPI, no Campus Torquato Neto; o Centro Universitário UNINOVAFAPI, no bairro Uruguai; o Centro Universitário Santo Agostinho, no bairro São Pedro; na ADUFPI, localizada na Universidade Federal do Piauí; e no Teresina Shopping.
Os pontos de vacinação estarão disponíveis até as 13h, exceto o Teresina Shopping que estará disponível até as 17h. A equipe do GP1 esteve na UESPI e acompanhou o andamento da vacinação.
A enfermeira Jordana Fonseca, responsável pelo posto da UESPI explicou ao GP1 como está sendo realizada a vacinação. “A gente está funcionando na proposta de drive thru, as pessoas chegam e tem duas técnicas de enfermagem que ficam responsáveis por pegar as informações e fazer o cadastro. Feito isso eles irão [os idosos] um pouco mais à frente, onde vai ser aplicada a vacina e será passado todas as informações”.
Ainda conforme a enfermeira o procedimento é bem simples e leva apenas cerca de dois minutos para ser realizado. “É um procedimento muito simples, questão de dois minutos. A gente faz a aspiração na frente dos idosos devido às situações que aconteceram no país, e as pessoas andam desconfiadas”, disse.
No local, o GP1 apurou ainda que várias pessoas que não têm carro chegam aos postos e precisam esperar. Dona Alzira Maria da Conceição, de 84 anos, precisou ir de uber ao local e se sentiu prejudicada com a espera. “É uma luta. Pra sair de casa é uma luta. Eu passei 8 anos doente das minhas articulações”, lamentou.
O filho de dona Alzira, Raimundo Nonato, também lamentou a situação e afirmou que o tempo de espera para quem não tem carro é maior. “Tivemos que anotar a placa de um carro e aguardar aqui debaixo dessa tenda, quando acontecer todo o procedimento dele, aí eles vêm vacinar ela. Com certeza vai demorar e não tem mais nem cadeira”, explicou, inconformado.
Ver todos os comentários | 0 |