Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Piauí nesta terça-feira (02) um requerimento de autoria do deputado estadual João Mádison Nogueira (MDB) solicitando ao secretário de Saúde do Piauí Florentino Neto e ao presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), médico Gilberto Albuquerque, que incluam os portadores de obesidade no calendário de prioridades da vacinação contra a covid-19.
Durante entrevista ao GP1, o deputado estadual lembrou que a obesidade é uma comorbidade que na maioria dos casos, acaba agravando o quadro de saúde daqueles que são acometidos pela doença e contraem a covid-19.
“A Assembleia aprovou esse requerimento de extrema importância para as pessoas portadoras de obesidade. A obesidade é uma doença que acaba agravando a saúde de quem contrai a covid-19. Por isso, pedimos ao secretário Florentino e ao presidente da FMS, doutor Gilberto que inclui as pessoas com obesidade no calendário de prioridades da vacinação da covid-19”, reforçou João Mádison.
Situação alarmante
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou boletim epidemiológico na noite dessa segunda-feira (01), informando que o número de mortes por covid-19 (coronavírus) no Piauí subiu de 3.352 para 3.365 e a quantidade de casos confirmados passou de 174.008 para 174.546. Foram 13 óbitos nas últimas 24 horas e 538 novos casos confirmados, sendo que grande parte deles é de dias anteriores, de acordo com a Sesapi.
Internações
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 688 ocupados, sendo 411 leitos clínicos, 259 UTIs e 18 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 9.993 até o dia primeiro de março de 2021.
Campanha de vacinação
Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a covid-19 no Piauí, aponta que 71.681 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 21.402 a segunda dose.
Ver todos os comentários | 0 |