A fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de pacientes diagnosticados com covid-19 chegou a 108 na rede municipal de saúde de Teresina. A informação foi confirmada no início da manhã desta sexta-feira (19) pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque.
De acordo com Gilberto Albuquerque, o número chegou a 28 na última segunda-feira (15), no entanto, a fila vem crescendo rapidamente na contramão da abertura de novos leitos para pacientes com covid-19.
“Nós estamos ampliando a quantidade de leitos todos os dias, mas o número de pacientes está bem maior que a capacidade de ampliação. Hoje nós temos 108 pessoas na fila de espera, mas no início da semana estava menor, com 28, mas foi aumentando para 48, 70, 90 e agora chegamos a 108”, pontuou.
O presidente da FMS ressaltou que não há previsão para queda no número de ocupação de leitos de UTI Covid-19, que atualmente está em 100% e reforçou que as medidas de restrição adotadas nesta semana somente deverão refletir nos próximos 15 a 30 dias.
“Quando a gente diminuir a transmissão, naturalmente, vamos diminuir as complicações também. Então, em um determinado tempo as medidas repercutem bem na área de saúde, mas isso ocorre depois de 15 dias a um mês”, acrescentou.
Situação da covid-19 no Piauí
Na noite dessa quinta-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou boletim epidemiológico, informando que o Piauí registrou 20 mortes por covid-19 (coronavírus) nas últimas 24 horas. Com isso, o total de óbitos no estado chegou a 3.740.
Ainda de acordo com o boletim, foram 1.270 novos casos confirmados, a maior parte deles de dias anteriores. Agora o número de casos positivos desde o início da pandemia aumentou para 190.385.
Ver todos os comentários | 0 |