Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: agentes funerários pedem prioridade na vacinação em Teresina

Na semana passada, a categoria ameaçou paralisar suas atividades pois não foi inclusa no grupo prioritário de vacinação em Teresina.

Agentes funerários de Teresina reivindicam que a categoria seja incluída no grupo prioritário de vacinação contra covid-19. As informações entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e os agentes funerários parecem desencontradas. Na semana passada, a categoria ameaçou paralisar suas atividades pois não foi inclusa no grupo prioritário de vacinação em Teresina.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, publicado pelo Ministério da Saúde em 15/02/2021 trabalhadores e trabalhadoras de estabelecimentos funerários estão inclusos enquanto grupo prioritário na imunização contra o novo coronavírus. O mesmo Ministério publicou, no dia 11/03 uma orientação técnica sobre os trabalhadores da saúde de número OFÍCIO Nº 234/2021, que ratifica este grupo enquanto prioritário.


Hoje, os agentes funerários em Teresina são 56 pessoas, até o momento são 8 agentes afastados, 3 deles confirmados com o novo coronavírus, outros 5 aguardam confirmação dos testes feitos.

“Na verdade existe uma situação que não existe justificativa. A Fundação Municipal de Saúde divulgou que o Ministério da Saúde emitiu essa erra que, de acordo com o Plano Nacional de Imunização não existe. Desde que o plano foi divulgado que os agentes funerários fazem parte do grupo prioritário e a fundação não vem cumprindo isso”, relatou o agente Carlos Alberto, de 31 anos.

Os agentes funerários estiveram nesta quarta-feira na FMS. O objetivo era o de se reunir com a Diretoria de Atenção Básica, setor responsável por coordenar o trâmite da vacinação que, de acordo com os agentes, não aconteceu.

O que diz a FMS

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, se pronunciou sobre o tema ratificando a inclusão dos agentes quando novas doses forem disponibilizadas. “Nós recebemos uma retificação do Ministério da Saúde, que inclui os agentes funerários como grupo prioritário para vacinação. Isso será feito quando mais doses forem disponibilizadas”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.