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Teresina - Piauí

Gratuidade nos ônibus custa R$ 3 milhões por mês, diz Setut

De acordo com o Setut, quem banca este valor são os usuários que pagam a passagem inteira.

Um levantamento realizado pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (SETUT) e disponibilizado para o GP1 nesta sexta-feira (12) apontou que somente a gratuidade no transporte público teresinense equivale a 700 mil passagens por mês, o que gira em torno de R$ 3 milhões que não são pagos por estes usuários.

De acordo com o Setut, estudantes e passageiros com direito a gratuidade representam 44% dos usuários de transporte público teresinense. Atualmente, sete grupos se enquadram na gratuidade da passagem de ônibus, como idosos (acima de 65 anos), pessoa com deficiência, crianças menores de seis anos, policial militar e civil, agente penitenciário e oficial de justiça, equivalente a 17% dos teresinenses.


Foto: Lucas Dias/GP1Ônibus no centro de Teresina
Ônibus no centro de Teresina

Na capital, 27% dos usuários são estudantes que pagam meia-passagem, que atualmente equivale a apenas 1/3 do valor inteiro. Marcelino Lopes, vice-presidente do Setut, destaca que o órgão não é contra as gratuidades e meia-passagem, porém o valor que não entra como passagem inteira, tem que ser subsidiado pelo poder público, e não pelo usuário do sistema.

"Teresina é a única cidade do Brasil que o estudante paga 1/3, porque via de regra onde têm algum benefício ao estudante ele tem direito a 50%. Sou até a favor de que o estudante não pague nada, porém, quem tem que arcar com os benefícios para os estudantes ou para as gratuidades é o poder público. Nós estamos falando que a parcela de 17% das gratuidades equivale a 700 mil passagens/mês, quase um milhão de passagens e se multiplicar por R$ 4,00 se torna R$ 3 milhões. Isso tudo quem banca é o usuário do transporte público, que paga a tarifa inteira", explica.

Foto: Lucas Dias/GP1Usuários do transporte público nas paradas de ônibus de Teresina
Usuários do transporte público nas paradas de ônibus de Teresina

Propostas do Setut

O Setut tem apresentado propostas para ajudar o sistema de transporte público a sair da crise. Dentre as possíveis soluções estão a racionalização da rede de transporte existente, desoneração de impostos sobre a atividade nas esferas: municipal, estadual e federal – que hoje impactam, escalonamento de horário das atividades comerciais, industriais, educacionais e de serviços para otimização do uso dos equipamentos, gratuidade seja subsidiada pelo poder público, pois geraria ainda um impacto imediato na redução do valor da tarifa, dentre outros fatores.

Marcelino Lopes explica na prática como é feito o cálculo da tarifa. "Vou dar um exemplo claro: tem quatro pessoas na mesa de um restaurante (João, Maria, Rodolfo e Carla), a conta deu R$10. Se fosse dividir igualmente seria R$ 2,50 para cada, mas acontece que o João é estudante e só paga 1/3 do que deveria, então ele pagaria em torno de R$ 0,70. Maria tem direito à gratuidade e com isso não ajuda a pagar a conta. Diante da dívida sobrou R$ 9,30 para ser dividido entre as outras duas pessoas (Rodolfo e Carla) que pagam inteira, o que equivale a R$ 4,70 para cada, ou seja, o pagamento cobre os custos dos outros. Esta conta simples é a mesma que se faz no cálculo da tarifa", destaca o vice-presidente.

Greve dura mais de um mês

A população da cidade de Teresina já está há mais de um mês sem o serviço de transporte público municipal desde que os motoristas e cobradores resolveram cruzar os braços, no último dia 8 de fevereiro, após falta de pagamento pelo Setut.

Proposta para encerrar greve

Durante audiência realizada nesta sexta-feira (12), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) propôs o retorno do sistema de transporte público para a próxima segunda-feira (15), mediante ao pagamento do salário do mês de janeiro até dia 18. A proposta foi aceita pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina – Setut.

A categoria de motoristas e cobradores de ônibus reivindica a realização de acordo coletivo ano 2021, a manutenção do salário no valor de R$ 2.028,00, pois estava sendo pago R$ 1.941,00 e cobram ainda a reposição de benefícios que os trabalhadores alegam terem sido retirados durante a pandemia de covid-19.

Na segunda-feira (15), haverá novamente uma reunião por meio de videoconferência, onde o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro) dará sua resposta referente a proposta.

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