A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) afirmou que os ônibus que formam o Consórcio Urbanus, responsável pelas linhas que atendem a zona leste de Teresina, já voltaram a circular no início da tarde desta quinta-feira (04). Motoristas e cobradores decidiram paralisar as atividades na manhã de hoje reivindicando pagamento de férias e outras questões trabalhistas.
De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Público de Teresina (Sintetro), Francisco Sousa, o Governo Federal editou uma Medida Provisória no ano passado, que assegurou o pagamento de 30% do salário para trabalhadores que precisaram se afastar, no entanto, o diretor explicou que as empresas não fizeram o repasse aos trabalhadores.
“Por conta da pandemia, a empresa é obrigada a pagar 30% do salário, conforme a MP determinou, mas acontece que a empresa está há três meses sem pagar os trabalhadores. Como se não bastasse, os trabalhadores entraram de férias no mês de janeiro e era para ter sido pago o valor correspondente às férias e até o momento eles não receberam, uma média de 15 colaboradores”, disse o diretor do Sintetro ao GP1 nesta manhã.
Quarta paralisação
Essa já é a quarta paralisação do transporte público de Teresina desde que o ano iniciou. A primeira aconteceu no dia 11 de janeiro, também por cobrança em pagamento de salários. A segunda paralisação durou três dias, encerrando no dia 27 de janeiro, nesse caso os trabalhadores denunciavam o não pagamento de ticket-alimentação, plano de saúde e salário abaixo do ideal.
A terceira paralisação aconteceu no dia primeiro de fevereiro, trabalhadores do Consórcio Theresina protestou contra a demissão de um trabalhador, na qual consideraram injusta. Nas duas últimas paralisações, os trabalhadores chegaram a um acordo pondo fim à greve.
Por meio de nota, a Strans afirmou que os veículos cadastrados permanecerão circulando até a normalização no serviço de transporte público.
Confira a nota na íntegra
A STRANS informa que o transporte público voltou a funcionar. Os ônibus do consórcio Urbanus que haviam paralisado voltaram a circular. De acordo com informações, a suspensão do serviço foi motivada pelo não pagamento de férias e outras questões trabalhistas que dizem respeito às empresas.
A STRANS informa que os veículos cadastrados permanecerão circulando até a normalização no serviço de transporte público.
Ver todos os comentários | 0 |