Há exatos 30 dias para o início do Campeonato Piauiense, vemos as equipes construindo planejamento e, na pré-temporada, podemos acompanhar o início dos treinamentos, as movimentações nos bastidores para contratações de atletas e comissões técnicas ganhando corpo. Vice-campeão estadual em 2021, o Fluminense deve se encaminhar ao vizinho estado do Ceará para dar sequência a pré-temporada. A equipe, comandada por Marcelo Vilar deve realizar dois amistosos para dar ritmo de jogo aos atletas.
O GP1 Esporte conversou com Eduardo, atacante do Flu, sobre o trabalho da equipe tricolor para o campeonato. O jogador avaliou o período de pré-temporada e elogiou a preparação do elenco que, segundo ele, chega à competição em bons níveis físicos.
“A preparação está sendo da melhor forma possível. O presidente deu a estrutura [necessária] para montar uma equipe com um bom tempo de preparação. Fisicamente, já estamos em um nível bem acima e ainda temos um mês para trabalhar. A gente já chega ao campeonato praticamente no ponto – agora são necessários os jogos para dar ritmo aos atletas”, disse Eduardo.
Experiente, Eduardo ressaltou o nível de competitividade do Estadual em 2022. O Fluminense estreia contra o Parnahyba em 16 de janeiro, um domingo.
“Acredito que a equipe estará bem preparada para iniciar em busca dos nossos objetivos. Acho que a competição vai ser muito equilibrada, não será fácil, você vê os times daqui, que sempre montam equipes bem competitivas”, expôs Eduardo.
Estruturação
Eduardo foi questionado por nossa reportagem sobre o desempenho da equipe tricolor nas competições de base. Em 2021, apenas a recém-estruturada equipe feminina não chegou às finais em competições estaduais, já a equipe sub-20, garantiu o título estadual contra o River e embarca para Salvador, nas finais da Copa do Nordeste sub-20, contra o Vitória.
“Existe uma evolução muito grande desses meninos. Quando chegamos aqui em 2019 e o time do Fluminense só tinha base, você via que os jogadores ainda não tinham aquela gancha de trabalhar com profissionais, acho que isso faz evoluir. E claro, se você ver os dois últimos anos, existe uma evolução bastante grande, como vimos no desempenho contra o Atlético Mineiro, sob o comando do Carlos Alberto e agora, com o professor Totonho a equipe vem em um progresso interessante e tem evoluído. Acredito que esse jogo, essa final, será muito equilibrado pelo histórico das equipes, o Vitória joga em casa e tem um retrospecto muito positivo nas categorias de base”, avaliou Eduardo.
Artilheiro da competição com sete gols, não faltaram elogios ao capitão Samuel, que tem vivido um salto em seu desenvolvimento enquanto atleta. A classificação da equipe às finais veio após dois gols do capitão.
“Está num momento bom, difícil na vida pessoal, acho que ele está sabendo superar esse momento, está crescendo, dentro de campo está realmente iluminado, chuta e é gol. Ele é um cara que chuta muito bem, consciente de suas ações dentro de campo e tem feito gols muito importantes”, finalizou o atleta de 41 anos.
O Fluminense encara o Ferroviário, na sexta-feira (17) e no dia 22/12, uma quarta-feira, o Vaqueiro enfrenta o Pacajus. As partidas acontecem às 9h. Já o elenco sub-20, encara o Vitória no estádio Pituaçu, em Salvador, às 17h30. É a primeira vez que uma equipe piauiense chega as finais da Copa do Nordeste sub-20.
Ver todos os comentários | 0 |