Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 04 de outubro, a carreata de encerramento dos festejos de São Francisco de Assis, no bairro Dirceu, zona sudeste de Teresina. O evento substituiu a tradicional procissão do Santuário de São Francisco de Assis, que nesse ano não foi realizada por conta da pandemia da covid-19.
A concentração teve início às 16h30 na frente do santuário, na rua Alexandre Gomes Chaves. Antes, o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, abençoou a imagem de São Francisco de Assis recém-chegada do interior do Ceará, de aproximadamente 7 metros de altura.
Conforme o padre Paulo Fernandes, pároco do santuário, a programação para o encerramento dos festejos de São Francisco de Assis, começou com o início da carreata, com carros, motos e pessoas de bicicleta e ao final foi realizada a missa de encerramento dos festejos. “Geralmente percorremos as ruas do Dirceu, mas esse ano extraordinariamente, nós percorremos também as comunidades do Parque Itararé. Os fiéis estão muito felizes, com fogos, como também prepararam em suas casas um andorzinho de Nossa Senhora para acolher São Francisco, que passou na casa de cada um deles”, explicou o padre.
O pároco destacou ainda a importância da celebração religiosa para a comunidade. “A expectativa do povo é grande para receber a grande imagem de São Francisco que vem lá de Saboeiro no Ceará. Então, graças a Deus os grupos de ECC, pastorais e movimentos estão todos empenhados durante esses dez dias para que a gente tivesse uma festa linda de São Francisco do jeito que ele merece. Lembrando que São Francisco é um dos santos mais populares que a nossa igreja tem”, disse o religioso.
Nesta segunda-feira (4) é também o dia em que se comemora o aniversário de São Francisco, no qual a comunidade inteira se reuniu para prestar seu amor e devoção ao santo. As casas se prepararam com fogos de artifícios, para a passagem de São Francisco.
Ver todos os comentários | 0 |