“Apagar fogo com gasolina”. Foi assim que o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), analisou o início da flexibilização das atividades econômicas anunciadas pelo governador Wellington Dias (PT-PI) nesta segunda-feira (08). O prefeito reafirmou que a Capital ainda não possui números favoráveis para reativação das atividades comerciais suspensas desde março devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Firmino lembrou que a quantidade de casos confirmados da doença continua a crescer em Teresina e que, portanto, só vai começar algum entendimento quando os sete critérios contidos no protocolo de retorno das atividades estiverem contemplados.
“Os indicadores mostram que ainda estamos na fase de expansão da doença [covid-19]. Enquanto não tiver estabilizada não temos condições de abrir. É apagar fogo com gasolina [flexibilizar a economia agora]”, advertiu Firmino durante uma live para informar os dados da oitava etapa da pesquisa de investigação sorológica para acompanhar a evolução da covid-19 em Teresina.
- Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino Filho
Em um determinado momento da live, ao ser questionado sobre a relação com o Governo do Estado acerca da reativação de alguns setores, Firmino Filho admitiu que existem divergências entre eles. Embora, tenha ponderado que o diálogo entre eles tem sido constante.
“Existe divergência do protocolo estadual, mas o governo não abriu [comércio]. Estive com o governador e temos dialogado muito. Temos que fazer com que essa curva seja dominada. Ainda estamos em uma fase temerária para um processo de reabertura. Continua decreto municipal. Só vai ser possível após revisão global daquelas sete regras”, avisou Firmino.
Anúncio
Wellington Dias anunciou na semana passada, que vai iniciar a flexibilização dos setores da construção civil, automotivo e de saúde.
Os 7 critérios
1- Medir e monitorar a taxa de reprodução da covid-19. Um dos mecanismos são as pesquisas de investigação sorológica realizadas em Teresina. Quando a taxa de reprodução for menor que 1, a disseminação da doença estará desaparecendo
2 – Diminuição do número de internações. Só podem ser reabertas as atividades com segurança quando existir uma tendência na quantidade de internações
3 – Diminuição do número de óbitos
4 – Disponibilidade de 30% de leitos de observação e 30% de capacidade de leitos de enfermaria
5 – Disponibilidade de 30% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)
6 – Aumento na quantidade de testagens
7 – Rastreamento das pessoas contaminadas
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Firmino Filho apresenta 7 critérios para reabertura gradual do comércio
Wellington Dias prorroga decreto que suspende atividades não essenciais
Ver todos os comentários | 0 |