O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), decidiu iniciar a construção de um novo hospital de campanha para atender pacientes com insuficiência respiratória aguda grave, em casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus (covid-19).
A nova estrutura está sendo montada em um terreno cedido pelo Grupo Claudino, anexo ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), na zona Sul da capital, e vai contar com 60 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
- Foto: Divulgação/AscomHospital de campanha
A obra iniciou na semana passada e está na fase de terraplanagem. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) já contratou uma empresa responsável pela montagem da estrutura física em pré-moldados e alguns equipamentos médicos. No local, serão instalados cinco módulos com 12 leitos de UTIs em cada um deles. A previsão para entrega dos dois primeiros módulos do novo hospital de campanha é de 15 dias.
“Estamos na fase de levantamento de recursos humanos, alimentação, equipamentos médicos, insumos, enxoval, medicamentos, dentre outras necessidades para se construir um hospital de campanha, que vai funcionar por até seis meses”, disse o diretor geral do HUT, Rodrigo Martins.
Novos hospitais
Outros dois hospitais de campanha estão sendo instalados pelo município, sendo um na quadra de Badminton da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e outro no Lar da Fraternidade. Os hospitais de campanha devem ter vagas dos leitos reguladas e disponibilizadas, exclusivamente, para pacientes vindos de outros hospitais e UPAs de Teresina, em ambulância do Samu e classificados como casos de média e alta gravidades decorrentes do coronavírus.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Teresina registra mais três mortes em decorrência do coronavírus
Covid-19: prefeito Firmino Filho admite adotar lockdown em Teresina
Covid-19: Guarda Municipal de Teresina fecha mais de 3.800 lojas
Câmara de Teresina vai formar comissão para acompanhar gastos com a covid-19
Ver todos os comentários | 0 |