O prefeito Reginaldo Raimundo Rodrigues, mais conhecido como Molão, do município de Acauã, publicou decreto de nº 20/2020, no Diário Oficial dos Municípios do dia 27 de maio, onde declarou situação de emergência no município em razão da estiagem.
No decreto, o prefeito afirmou que o município tem registrado elevadas perdas agrícolas ocasionadas, principalmente, pela escassez de chuvas durante o período de plantio.
- Foto: Lucas Dias/GP1Seca
“As poucas chuvas caídas nesse período e mal distribuídas ainda não são suficientes para garantir o ciclo produtivo agrícola”, afirmou o prefeito no decreto.
Outro problema relatado pelo gestor é a escassez de água tanto para o consumo humano, quanto para o consumo animal. “Açudes e reservatórios encontram-se com suas capacidades muito baixas da média, causando preocupações, podendo se agravar, caso persista essa estiagem”, destacou o prefeito Molão.
A situação de emergência é por um período de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período. O prefeito Molão poderá fazer contratação sem licitação nesse período, desde que seja para atender ao problema referente a estiagem.
Ver todos os comentários | 0 |