Nesse momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o fechamento total das atividades, o chamado lockdown, chegou a ser citado nas declarações do governador Wellington Dias (PT) e do prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB). De acordo com os gestores, essa medida seria uma forma de enrijecer o isolamento social diante da queda na taxa de pessoas em quarentena nas últimas semanas.
Procurado pelo GP1 nesta quinta-feira (14), o ex-prefeito de Teresina e ex-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sílvio Mendes (Progressistas), se mostrou totalmente contrário a possibilidade de lockdown. Para ele, não faz sentido adotar essa estratégia e ponderou que o mais prudente seria organizar a rede de assistência para garantir à população o acesso a saúde, além das testagens para diagnosticar e tratar os infectados.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Sílvio Mendes
“Não faz sentido adotar lockdown. Melhor ter bom senso, organizar a rede de assistência, garantir acesso aos serviços de saúde, diagnosticar e tratar precocemente e em casa [as pessoas com Covid-19], como é possível para maioria da população”, orientou o ex-prefeito.
Forçar isolamento
Wellington confirmou que serão adotadas medidas mais rígidas de restrição para reforçar o isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a partir de sexta-feira (15) até o próximo domingo (17), quando será implantada a "Lei seca", com a proibição da venda de bebidas alcóolicas. Supermercados, padarias e postos de combustíveis irão funcionar até sábado. No domingo apenas as farmácias estarão autorizadas a abrir.
O governador também confirmou que serão reforçadas as fiscalizações nas divisas do Piauí com os demais estados, como Maranhão e Ceará, além da realização de rodízios de veículos nas cidades maiores do Estado: Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano.
Com essas novas deliberações ficam proibidos de funcionar nesses dias bancos e lotéricas. “Além das áreas que fornecem material da construção civil, exceto, as obras emergenciais, em caso de chuvas, por exemplo”, falou Dias, que voltou a destacar a necessidade de adotar ações mais rígidas de isolamento para aumentar a taxa de isolamento e diminuir a quantidade de pessoas infectadas com a Covid-19.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Wellington Dias afirma que não vai decretar lockdown no Piauí
Wellington ameaça decretar lockdown se taxa de isolamento continuar caindo
Covid-19: segmentos discordam de lockdown cogitado por Firmino Filho
Wellington vai se reunir com Firmino para discutir proposta de lockdown
Ver todos os comentários | 0 |