O secretário de Governo da Prefeitura de Teresina, Fernando Said, confirmou ao GP1 na tarde de hoje (01), que o transporte coletivo da capital piauiense será totalmente suspenso a partir da próxima segunda-feira (4). A medida foi autorizada pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) e tem o objetivo de acabar com as aglomerações nos terminais e nos ônibus da capital.
Ele comentou que uma equipe montada pelo prefeito já está preparando o decreto para que o chefe do executivo municipal possa assinar. Segundo o secretário, o decreto entrará em vigor nesta segunda e deve conter todas as aglomerações relacionadas ao transporte público de Teresina.
“O transporte coletivo vai ser fechado, a ideia é acabar com as aglomerações que estavam ocorrendo nos terminais, que eram um foco de transmissão. Ele [Firmino Filho] já tomou a decisão. Por enquanto o transporte está suspenso e a equipe está preparando o decreto só para o prefeito assinar”, afirmou o secretário.
- Foto: Lucas Dias/GP1Fernando Said
Transporte para trabalhadores essenciais
Questionado sobre como vai funcionar o transporte público para os funcionários que trabalham com serviços essenciais, como hospitais e supermercados, Fernando Said afirmou que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) está elaborando um plano para o deslocamento desses trabalhadores.
“A partir de amanhã, a Strans vai estar cadastrando os veículos para o transporte desses trabalhadores. Será como no período de greve dos ônibus, eles fazem um cadastro e colocam veículos alternativos nas linhas, é o que vai acontecer”, finalizou.
Menor índice de isolamento social do mês
Um dos motivos para a decisão de fechar o transporte coletivo na capital foi a taxa de apenas 43% de isolamento social registrado nesta quinta (30). O número representa o pior índice de todo o mês de abril. O prefeito Firmino Filho lamentou a decisão no seu twitter, mas declarou: “Não tive escolha e não terei todas as vezes que for preciso”.
Por isso, vamos ter que fechar o transporte coletivo da cidade, local em que, comprovadamente, é o maior foco de transmissão do novo coronavírus na cidade, fora os hospitais. Medida dura, que relutei demais. Mas não tive escolha e não terei todas as vezes que for preciso.
— Firmino Filho (@firmino_filho) May 1, 2020
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sobe para 600 número de casos confirmados de coronavírus no Piauí
Brasil tem 5.901 mortes e 85.467 casos confirmados de coronavírus
OMS diz que coronavírus é mais grave que qualquer ataque terrorista
Pessoas com câncer têm maior probabilidade de morrer por coronavírus
Ver todos os comentários | 0 |