Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Henrique Pires lamenta ação de PMs na prisão de empresário em Teresina

"Está havendo excessos pelo Governo do Estado e Prefeitura de Teresina, infelizmente”, lamentou o deputado estadual.

Durante entrevista ao GP1, nesta terça-feira (21), o deputado estadual Henrique Pires (MDB) afirmou que houve excesso por parte das forças de segurança que representam o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina na abordagem a um empresário no bairro Parque Piauí nessa segunda-feira (20).

Apesar de reconhecer a importância de medidas de isolamento social por conta da pandemia de coronavírus, o parlamentar disse que qualquer procedimento deve ser executado com cautela e prudência.


“Eu, [Henrique Pires e os deputados] Carlos Augusto e Gessivaldo Isaías somos a ‘bancada’ em defesa da polícia na Assembleia Legislativa do Piauí. Está havendo excessos pelo Governo do Estado e Prefeitura de Teresina, infelizmente”, lamentou o deputado estadual.

Henrique Pires disse que é um legalista e defender do cumprimento das leis, mas voltou a dizer que alguns serviços que estão suspensos por conta da covid-19, precisam ser reabertos diante da importância para a sociedade.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Henrique PiresHenrique Pires

“Sou um legalista e não posso ficar insuflando a população contra leis, decretos, normas que estão em vigor para todos. A lei é dura e é para todos. Mas defendo ações pontuais, por exemplo, abertura de loja de material de construção. Para mim, fortalece o isolamento, as pessoas ficam em casa fazendo seus reparos”, disse o deputado.

“Como você mantém pet aberto e não pode ter ótica para as pessoas mandaram fazer um óculos, consertar um óculos. E uma coisa surreal. Quem sabe como está a situação são as autoridades e os prefeitos dessas cidades. Acho importante o isolamento, agora você tem que fazer um plano de abertura [do comércio]. Por exemplo, o pessoal da construção civil, está constantemente querendo voltar as suas ações”, ponderou Pires.

O parlamentar citou como exemplo as obras de construção da nova maternidade Dona Evangelina Rosa, que estão suspensas devido aos decretos estaduais e municipal de isolamento social imposto pela combater a covid-19.

“Estamos com as obras da nova maternidade Evangelina Rosa parada e é um hospital. Sei lá quanto tempo vai durar essa pandemia. Lá na frente se ela estivesse pronta, não poderia abrir um espaço para fazer atendimento na área da pandemia?”, questionou o deputado.

Entenda o caso

O proprietário de uma loja de confecções localizada no bairro Parque Piauí, zona sul de Teresina, foi abordado de maneira truculenta por policiais militares na manhã desta segunda-feira (20). O fato aconteceu na Avenida Principal do Parque Piauí (Marechal Juarez Távora), e foi registrado por pessoas que presenciaram a cena. Durante a abordagem, o cidadão foi algemado e teve uma crise de epilepsia logo em seguida.

Uma guarnição da PM, juntamente com a Guarda Municipal de Teresina e fiscais da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul, estavam realizando uma fiscalização para averiguar o cumprimento dos decretos estadual e municipal, editados pelo governador Wellington Dias e o prefeito Firmino Filho, respectivamente, que tratam sobre o fechamento do comércio em função da pandemia do novo coronavírus.

Os fiscais se depararam com a loja de confecções aberta e foram até o local, alertando que o proprietário seria multado por estar descumprindo a determinação, já que o estabelecimento não se enquadrava em serviço essencial.

Houve uma discussão entre os policiais militares e o dono da loja, que não apresentou as documentações do local para que fosse lavrada uma multa por parte do Município. Os policiais começaram a preencher um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), mas em seguida afirmaram ao comerciante que iriam encaminhá-lo à Central de Flagrantes de Teresina. O empresário cumpriu a ordem e fechou a loja, para se dirigir à delegacia, e nesse momento foi algemado.

Após ser detido, o empresário começou a passar mal e acabou caindo no chão. Populares se aglomeraram ao redor e passaram a criticar a atuação policial, pelo fato de o dono da loja ter sido algemado, visto que não representava um perigo para a sociedade. Nos vídeos que circulam na internet, é possível ouvir as pessoas gritando, implorando para os policiais soltarem o cidadão, que estava desfalecendo com falta de ar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: PMs usam força excessiva para prender empresário e fechar loja em Teresina

Firmino Filho repudia ação de PMs e pede desculpa a empresário

Wellington Dias critica ação de PMs contra empresário em Teresina

Sílvio Mendes chama atenção de Firmino e diz que prisão de empresário foi insana e ilegal

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.