Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: Firmino Filho diz que pico de casos será no mês de maio

“Teremos o pico em Teresina em torno do dia 15 de maio e eventualmente nosso sistema de saúde vai ser colocado em cheque no final de abril, início de maio", disse o prefeito.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) disse nesta segunda-feira (13), durante uma live no Youtube junto com o governador Wellington Dias (PT), que o pico de casos do novo coronavírusCovid-19 – em Teresina, está previsto para ocorrer a partir do dia 15 de maio. Ao todo, a Capital possui 42 casos confirmados da doença.

“Teremos o pico em Teresina em torno do dia 15 de maio e eventualmente nosso sistema de saúde vai ser colocado em cheque no final de abril, início de maio. Essa é a janela que temos para trabalhar. Nesse período temos que reforçar o isolamento para evitar que a curva seja elevada, termos a menor quantidade possível de casos. Quanto mais forte for o isolamento, menos tempo vamos ter de isolamento”, disse o prefeito.


  • Foto: Reprodução/YoutubeFirmino Filho e Wellington Dias  Firmino Filho e Wellington Dias

Novos casos

Durante a mesma live, Wellington Dias confirmou casos de covid-19 na região de São Raimundo Nonato, no sul do estado. Os casos não constam no boletim epidemiológico divulgado pela Sesapi na noite de domingo (12), com apenas 51 confirmados. Os novos casos devem ser confirmados no boletim desta noite.

"Você não pode dizer 'na minha cidade não tem ninguém’. Como você sabe disso se a gente nem fez exames ainda, não testou? A medida que estamos testando, estamos encontrando. Fizemos testes em São Raimundo Nonato, no Hospital, na UPA de São Raimundo Nonato região de Caracol, já encontramos casos de pessoas com coronavírus. A medida que estamos testando, estamos descobrindo”, afirmou o governador.

56 casos na UTI

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, explicou nessa segunda-feira (13) em entrevista ao GP1 que existem 56 leitos de UTI ocupados no Piauí com pessoas com síndrome respiratória grave. Segundo Florentino, essas pessoas estão com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, a covid-19 e aguardam o resultado de exames.

“As 56 pessoas que estão hoje na UTI são pessoas com síndrome respiratória grave e que os exames, como a tomografia, indicam uma grande suspeita que é um caso de covid. No entanto existem alguns casos que na análise a amostra dá inconclusa, ou por algum outro detalhe precisa ser repetido no próximo dia, ou a amostra não chegou no Lacen dentro do horário que pudesse ser dado esse resultado. A realidade hoje são 56 pessoas em leitos de UTI, mas o dado preciso no número de casos confirmados é de 51”, afirmou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Florentino diz que 56 pessoas estão na UTI com suspeita de covid-19

Sobe para 51 número de casos confirmados de coronavírus no Piauí

Wellington confirma casos de coronavírus na região sul do Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.