Uma carreata com “buzinaço” pró-retomada de certas áreas do comércio foi cancelada neste sábado (28). A informação foi dada pela “Direita Piauiense”, um dos grupos responsáveis pela organização da manifestação, em seu Instagram. A carreata estava marcada para este sábado, a partir das 16 horas, na Avenida Raul Lopes, em Teresina.
Em nota, a organização, protagonizada pelos grupos Direita Piauiense, Direita Piauí e Brasil Melhor, afirmou que a decisão partiu após “rumores de movimentações no sentido de cancelarem por via judicial, a livre manifestação democrática”.
- Foto: Reprodução/InstagramMovimento Volta Brasil é cancelado em Teresina
Ainda de acordo com a nota dos organizadores da manifestação, que contavam com a hashtag “Volta Brasil”, os grupos afirmam que também estão lutando contra a ameaça da pandemia coronavírus (Covid-19). E que não tiveram a intenção de “causar preocupações”, mas “somente alertar” para, segundo a nota, “o descaso e a severidade da medida que determinou o fechamento de empresas e empregos”.
O grupo segue aguardando a reunião do governador com as categorias profissionais para saber se haverá alguma alteração em relação ao caso.
Confira a nota integra
Considerando que existem rumores de movimentações no sentido de cancelarem por via judicial, a livre manifestação democrática, garantida pela Constituição Federal, nos tempos de paz, e embora tais atos decisórios sejam questionáveis, para resguardar os organizadores e envolvidos no ato, e convictos dos princípios que defendemos, e no sentido de não disseminar ainda mais o pânico na sociedade, estratégia muitas vezes utilizadas por pessoas descompromissadas com nosso país e Estado, e depois de conversarmos com os demais interessados da manifestação, que estão diretamente afetados pela determinação da paralisação das atividades, DECIDIMOS CANCELAR o ato outrora designado, até porque somos partidários do bem-estar social e não vira de nós, qualquer ato que fomente a narrativa de insegurança e constrangimento dos participantes.
Nossa decisão, no momento, é de aguardar a reunião do Comitê Gestor de Crise Covid-19, agendada para dia 31/03, aliado à informação de que o governador Wellington Dias irá receber na segunda-feira, dia 30/03, representantes das categorias profissionais.
No entanto, apesar do cancelamento, chamamos a público o governador e os prefeitos para apresentarem soluções para os casos abaixo mencionados:
- Que plano apresentarão para socorrer os caminhoneiros que transitam nas estradas do Piauí e são vitais para que não hajam acidentes bem como o desabastecimento da população, tendo em vista que os restaurantes e borracharias nas estradas estão fechadas por determinação do governador?
- Será suspenso o pagamento da cobrança do IPVA, tendo em vista que não bastasse a antecipação do calendário de pagamento, a maioria da população de baixa renda, que possui apenas uma moto para seu transporte, está impossibilitada de efetuar o pagamento, por não poder trabalhar?
- Haverá prorrogação do prazo de pagamento de impostos estaduais e municipais para micro e pequenos empreendedores e demais empresários que geram emprego e renda?
- Com a diminuição de pessoas nas ruas, que medidas serão adotadas para auxiliar os taxistas, motoristas de aplicativos e mototaxistas, e demais trabalhadores informais, como diaristas, jardineiros, floristas, vendedor ambulante, pedreiros, que não se enquadram no projeto de lei aprovados na Câmara dos Deputados?
- Quais as medidas serão tomadas junto às intuições financeiras privadas para que se prorrogue o prazo de pagamento das dívidas correntes, para a população de maneira geral?
- Quais as medidas adotadas pelo governo do estado e demais prefeituras para que a população possa ter acesso à aplicação dos recursos enviados pelo Gov federal no combate ao Covid-19?
- Quais medidas serão adotadas para socorrer os dentistas e clínicas odontológicas do Piauí que estão fechadas por determinação do governador?
- Que medidas serão adotadas para socorrer os moradores de rua?
- Serão zerados impostos estaduais e municipais nos itens de cesta básica bem como nos itens de higiene e proteção individual como máscaras, luvas, lenços umedecidos, álcool em gel e papel toalha?
- Que medidas serão adotadas para socorrer as pessoas de baixa renda que não possuem acesso ao saneamento básico?
- E que ações imediatas serão feitas para prevenir a contaminação do vírus nas cidades que não têm acesso a água nem para beber, muito menos para fazerem sua higiene, como nas localidades de Guaribas e regiões?
- Que medidas serão feitas para ajudar o escoamento dos caminhões de produção agrícola na região de Bom Jesus, Currais, Serra da Laranjeira, se as estradas estão destruídas e não permitem o acesso às fazendas?
Registramos, ainda, a incoerência em se pretender proibir uma carreata de pessoas em seus carros, sem aglomeração de pessoas, quando a própria prefeitura colocou os grupos de riscos, idosos dentro dos seus carros, enfileirados na Av. Raul Lopes nesta semana.
Por fim, queremos deixar claro a toda população do Estado do Piauí que em nenhum momento este grupo de cidadãos teve a intenção de causar preocupações, mas tão somente de alertar para o descaso e a severidade da medida que determinou o fechamento de empresas e empregos, sendo que a nossa inquietação reside em querer saber como a população, especialmente a mais pobre, irá se manter e ter saúde sem que possa ter sua renda e uma alimentação minimamente decente.
A falta de alimentação baixa a imunidade, tornando as pessoas mais propensas a adquirirem não só o vírus chinês, mas outra doenças mais letais e já conhecidas da sociedade e comunidade científica.
Estamos sempre dispostos a lutar pela vida e pela saúde das pessoas, como estamos juntos no combate ao Covid-19, e permaneceremos vigilantes às ações do governo do estado e das prefeituras.
E assim como houve velocidade na emissão dos decretos, aguardamos prontamente a resposta às essas indagações que perturbam toda a população.
Teresina (PI), 28 de março de 2020.
Movimento Direita Piauí
Movimento Brasil Melhor
Movimento Direita Piauiense
Ver todos os comentários | 0 |