Uma cobra-verde foi resgatada na tarde desta segunda-feira (24), em uma sorverteria, na Avenida Dom Severino, zona leste de Teresina.
Foi a ambientalista Jaqueline Lustosa que realizou o resgate do animal. O caso foi registrado em vídeo. Ainda não se sabe como a cobra, que é venenosa, adentrou no estabelecimento.
Em vídeo, Jaqueline ressalta que, diante de tal ocorrência, o ideal é sempre acionar um profissional ou Batalhão de Policiamento Ambiental e nunca matar o animal.
A cobra-verde é uma espécie de cobra verde venenosa. Sua dentição é opistóglifa (na maxila superior há um dente posterior com sulco, por onde escorre o veneno). Seu peso está entre 100 a 250 gramas; o comprimento médio, entre 0,5 a 1 metro; a cauda mede entre 15 a 30% do seu comprimento total.
Passa a maior parte do tempo nas árvores e arbustos, mas também tem hábito terrícola. Suas defesas são dar botes (incluindo mordida, injeção de veneno e golpes com a cabeça) e soltar uma descarga cloacal (expulsão de fezes e de outras substâncias). Possui atividade diurna. A cobra-verde se alimenta principalmente de aves, pequenos mamíferos e anfíbios.
Ver todos os comentários | 0 |