A prefeita de Colônia do Gurgueia, Alcilene Alves, mais conhecida como Doquinha, candidata à reeleição, é acusada de manter parentes em secretarias da Prefeitura. As nomeações foram assinadas assim que ela assumiu, em 2017, sendo que a maioria continua nos cargos.
De acordo com a denunciante, que preferiu não se identificar, as secretarias de Administração e Finanças, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Transportes são todas ocupadas por parentes da prefeita.
- Foto: Reprodução/FacebookPrefeita Alcilene Alves (Doquinha)
Segundo a relação apresentada, Edcarlos Dalei, que é cunhado (casado com uma irmã da prefeita), ocupa a Secretaria de Administração e Finanças; Katarina Mikaela Almeida de Araújo, que é sobrinha (filha de uma irmã da prefeita), é secretária da Saúde; Delsimar de Sousa Almeida cunhado (casado com uma irmã da prefeita e pai da secretária da Saúde) é secretário do Meio Ambiente; Agenilton Alves de Araújo, secretário de Assistência Social, é irmão da prefeita, e Miguel Cardoso, secretário de Transportes, também é cunhado (casado com uma irmã da prefeita).
Confira abaixo a relação dos nomeados ou clique aqui
- Foto: ReproduçãoParentes nomeados
Justiça
A prefeita foi denunciada à Justiça pelo Ministério Público do Estado do Piauí acusada da prática de nepostismo ainda em 2018. O processo tramita na Vara Única de Manoel Emídio e ainda não foi julgado.
Nepotismo
Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o nepotismo é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego e é uma prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de relações de parentesco e desconsidera a capacidade técnica para o exercício do cargo público.
Outro lado
A prefeita Alcilene Alves não foi localizada pelo GP1.
Ver todos os comentários | 0 |