Foi realizado na manhã deste sábado (07), na Avenida Marechal Castelo Branco em Teresina, o tradicional Desfile de 7 de setembro. O ato que se realiza em todo o Brasil, comemora os 197 anos da Independência do País. O desfile foi subdividido em grupamentos com quase 50 instituições presentes. Segundo estimativa da Polícia Militar cerca de 40 mil pessoas compareceram ao ato.
O governador Wellington Dias (PT) e o prefeito Firmino Filho (PSDB) não participaram da comemoração. Eles foram representados pelos vices, Regina Sousa (PT) e Luiz Júnior (MDB), respectivamente.
A vice-governadora do Estado ressaltou a importância do ato cívico durante entrevista ao GP1. “É uma comemoração para rememorar um fato histórico que foi a libertação do Brasil de Portugal. Sempre se comemora para lembrar que alguém um dia lutou para que esse País saísse das garras de outro País. A gente tem que continuar lutando para que ele não caia nas garras de outro País como a gente está correndo o risco”, disse Regina Sousa.
Resgate histórico
De acordo com o secretário de Segurança, Fábio Abreu, a data festiva tem relevância nacional e destacou a necessidade do resgate às perspectivas históricas de períodos passados.
“Nós temos que ter nessa data várias reflexões dos rumos do nosso país e resgatar a história dele é um deles. Eu acho que faz parte, tem que fazer parte, é uma tradição que não pode jamais deixar de ser comemorada, uma série de coisas que a gente entende que pela data simbólica, ela traz consigo reflexões a respeito do futuro do nosso país e para isso nós temos que ter o brasileiro resgatando a sua história, as suas tradições”, enfatizou.
Comandante da PM
O comandante geral da Polícia Militar do Piauí, Lindomar Castilho, reforçou o empenho da PM tanto na realização da festividade como na garantia da segurança ao público visitante desta manhã.
“É importante porque a segurança pública se faz presente em toda situação, em todo e qualquer momento, seja em um momento como esse de festa, seja um momento mais crítico. A Polícia Militar tem que estar presente porque ela garante a segurança de fato, a gente não tem domínio de tudo, mas com a Polícia Militar por perto, nós podemos realmente ter as condições para garantir a realização de qualquer evento”, garantiu.
NOTÍCIA RELACIONADA
Strans divulga ruas interditadas para desfile de 7 de setembro
Ver todos os comentários | 0 |