O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) e o Ministro da Cidadania do Governo Bolsonaro, Osmar Terra, inauguraram neste sábado (31), o Centro de Convivência Para a Pessoa Idosa “Jatobá”, no bairro Angelim, localizado na zona sul de Teresina.
O prefeito da Capital, destacou que a entrega da obra encerra um ciclo de inaugurações feita pela Prefeitura de Teresina em comemoração aos 167 anos de Teresina. “Nós estamos encerrando o calendário de aniversário de Teresina que durou todo o mês de agosto com várias obras entregues em todas as áreas de atuação da prefeitura, no esporte, educação, saúde e também na área da assistência. Então estamos muito satisfeitos com esse aniversário especialmente, que a prefeitura faz no meio de uma crise muito grande no país, mas a prefeitura se manteve, sem ter fechamentos de creches, escolas e hospitais”, declarou Firmino.
O ministro Osmar Terra destacou que o trabalho feito com o apoio do município pode proporcionar bons resultados para a população idosa da localidade. “Eu acredito que o trabalho que se faz, junto com a família com a estrutura do município para acolher pessoas idosas, para que elas tenham um dia com muitas atividades físicas e mentais na computação e informática, vai fazer a pessoa se sentir melhor, viver mais, ter mais saúde, ajuda a comunidade a se desenvolver, então com todos os aspectos é muito bom, muito produtivo trabalhar com esses centros em todo o país”, destacou o ministro.
Conforme a coordenadora do Centro de Convivência, Sthephanie Maria Santos, com a inauguração, a expectativa é que aumente o número de idosos atendidos pelos serviços prestados no local. “O local já iniciou suas atividades e hoje está acontecendo a inauguração oficial com a vinda do ministro Osmar Terra. A nossa expectativa com a inauguração é que aumente a quantidade de idosos que venham participar das nossas atividades, que possa contribuir para que os idosos abracem a comunidade, abracem esse espaço para que possam contribuir e assim terem uma melhor qualidade de vida. No momento nós temos 57 idosos cadastrados e a nossa meta e atender a 250”, explicou a coordenadora.
Segundo a senhora Maria do Rosário de Fátima que participa das atividades no Centro de Convivência, a inauguração vai poder proporcionar a continuidade dos trabalhos feitos. “Estávamos esperando a mais de dois anos por esse dia então, podemos dar continuidade para nossos trabalhos, nossas atividades, nos sentimos muito felizes, muito bem”, disse.
Regina Maria de Carvalho, outra participante do local, destacou que o espaço é acolhedor e que possui profissionais atenciosos com os idosos, “gosto muito, participamos de brincadeiras, fazemos atividades, contamos aqui com um espaço bonito, acolhedor, temos bons professores e atenciosos com a gente”, Regina Maria de Carvalho.
O Centro será administrado pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e contou com recursos federais e municipais para a construção. A unidade tem capacidade para atender 250 idosos e possui um laboratório de informática com oito máquinas, que devem ser utilizadas para oficinas de inclusão social, um auditório, refeitório, além de toda a estrutura possuir acessibilidade.
*Com informações da repórter Liane Cardoso
Ver todos os comentários | 0 |