Os Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Picos divulgaram uma carta pedindo a manutenção dos ladrilhos hidráulicos da Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios em Picos. Na carta, a associação diz que não é contra nem a favor da Igreja, e sim da manutenção do patrimônio.
Na carta os Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Picos informam que estão “propondo alternativas favoráveis à manutenção do piso e sua preservação, diante do valor histórico-cultural de uma edificação que, eleita segunda maravilha do Estado do Piauí, transcende os limites do município”.
No documento a associação cita os antepassados que deram forma aos ladrilhos, que fazem parte do imaginário coletivo por suas cores.
Em julho de 2018 a associação protocolou um ofício junto à Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria de Cultura do Piauí pedindo uma visita técnica. Já em agostou foi feita uma denúncia junto ao Ministério Público, que resultou em parecer contrário à retirada do piso.
Segundo a carta, após pedido de reunião com vereadores de Picos, membros do Ministério Público e integrantes dos Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Picos, o Bispo negou.
Confira a carta na íntegra:
Ver todos os comentários | 0 |