Na manhã desta quarta-feira (08), o vereador Dudu (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Teresina para criticar o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pelo bloqueio orçamentário estimado em 30% às universidades federais do país.
Dudu chamou de ‘absurdo’ o que vem acontecendo com as instituições federais do Estado e disse ser ‘extorsão’ as medidas anunciadas pelo governo. O vereador ainda disse que o ministro não tem capacidade de dialogar com o Congresso Nacional.
- Foto: Lucas Dias/GP1Dudu
“A forma de você pressionar o Congresso Nacional tirando dinheiro da Educação, isso é para mim uma atitude equivocada e beirando a extorsão. Não é porque você não tem capacidade de dialogar com o Congresso que você põe na guilhotina o povo de Teresina e do Brasil para que esse povo pressione o Congresso ameaçando tirar recursos da educação. Então, isso é um absurdo. O repúdio é do parlamento de uma capital com 1 milhão de pessoas que está dizendo ao ministro da educação que nós não vamos tolerar isso de braços cruzados”, declarou.
Faca no pescoço
Em entrevista ao GP1, Dudu revelou que a medida de contingenciamento de gastos adotada pelo Governo Federal é em virtude da aprovação da Reforma da Previdência. Para o vereador, as lideranças da base governista nacional estão pressionando o Parlamento para a aprovação das medidas que alteram os planos da aposentadoria.
“É colocar a faca no pescoço do povo, porque quem é que está sendo pressionado? É quem estuda na universidade pública. O que eles querem mesmo é privatizar as universidades, que estão sucateadas”, completou.
Entenda o caso
Na última semana, o Ministério da Educação anunciou o bloqueio de 30% dos recursos destinados às universidades federais do país. Com o contingenciamento, a Universidade Federal do Piauí ficará sem receber cerca de R$ 33 milhões provenientes do Governo Federal e pode ficar sem funcionamento a partir do mês de setembro.
Outra instituição afetada pelas medidas de corte de gastos é o Instituto Federal do Piauí (IFPI). Com a publicação do bloqueio, cerca de R$ 18 milhões não irão chegar às contas da instituição. O IFPI informou que o valor bloqueado é maior que o planejado para ser investido neste ano de 2019.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Arimatéia Dantas diz que UFPI pode parar de funcionar ainda em 2019
Ver todos os comentários | 0 |