Fechar
GP1

Joaquim Pires - Piauí

SENAR realiza curso de silagem em Joaquim Pires

O objetivo do curso é capacitar os fazendeiros a aumentar a produtividade e diminuir os impactos causados aos animais durante o período da estiagem.

A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Agricultura – SMA em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, SEBRAE e Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos – ACCOV/JP, realizaram o 1º Curso de Silagem e Conservação de Pastagem para os pequenos produtores rurais do município. O objetivo do curso é capacitar os fazendeiros a aumentar a produtividade e diminuir os impactos causados aos animais durante o período da estiagem.

O curso foi ministrado durante 02 dias pelo instrutor de silagem do SENAR, Antônio de Sousa Sobrinho, na fazenda Alto Bonito, localizada na zona rural. Na ocasião, o instrutor ensinou os procedimentos para a construção de trincheira; os tipos de forrageira utilizadas em milho, cana-de-açúcar, capim elefante; o uso de aditivos, compactação e vedação do silo para 10 participantes.


  • Foto: Divulgação/AscomSenar realiza curso de silagemSenar realiza curso de silagem

O secretário de agricultura Francisco Farias, esteve participando e destacou a importância da realização do curso como também informou que a prefeitura municipal juntamente com a secretaria de agricultura, tem trabalhado para proporcionar a qualificação do pequeno produtor rural de Joaquim Pires.

A silagem consiste no armazenamento da forragem. Esse processo garante que a perda nutricional da forragem seja pequena e permite com que o alimento seja armazenado por um longo período, graças à uma fermentação controlada durante o processo. O método é válido tanto para o produtor que quer aumentar a produção de leite da fazenda, como para aquele que quer engordar o gado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.