A Arquidiocese de Teresina lançou na manhã dessa quinta-feira (25) a Campanha “Abrace a São Benedito”, que visa arrecadar 1 milhão de reais para a reforma da Igreja São Benedito, na qual se encontra fechada desde 2016.
A igreja foi construída em 1886 por negros e excluídos da época, que arrecadaram recursos durante 11 anos e posteriormente contaram com a ajuda do arquiteto italiano Frei Serafim. No entanto, em 2016 a igreja foi fechada devido a queda do pináculo, um dos elementos que adorna a torre da igreja.
Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina, relatou que sente saudades da igreja, principalmente de escutar o som do carrilhão. “É uma causa de fé, é um templo católico em plena atividade. Mas também é uma causa cultural e afetiva. Inúmeras pessoas passaram, tendo aqui seu batismo, matrimônio, primeira comunhão e formatura. Há um valor afetivo e eu creio que quando o coração fala, o bolso também se abre”, afirmou.
A vice-governadora Regina Sousa esteve presente na solenidade e se mostrou engajada na campanha. “Se nós queremos abrir em outubro, temos, no máximo, dois meses para arrecadar o dinheiro, senão, não dá tempo de a construtora realizar a obra. Então, nós vamos nos engajar no movimento, porque a igreja é um patrimônio desta cidade e todos tem que se mobilizar, principalmente os católicos o governo não tem condições para doar, infelizmente, pois nós estamos passando por uma crise, mas tem como envolver seus membros do governo”, disse.
Como doar
O pároco da igreja São Benedito, frei Chagas Santos, lançou a campanha que visa arrecadar fundos para a reforma da igreja e explica como fazer as doações: “Pode ser através da nossa conta, que foi aberta no Banco do Brasil para isso, através da nossa vaquinha virtual, através do carnê, ou por meio da nossa máquina que foi doada pelo Banco do Brasil para que a população de Teresina faça a sua doação”.
Além disso, o frei ressaltou que materiais de construção também podem se doados. “Nós também queremos recorrer aos donos de indústrias, de construtoras que também façam sua doação, que pode ser por meio de materiais como tinta, cimento, ou seja, nós não fechamos a maneira de como os piauienses podem colaborar com a reforma. O importante é abraçar a nossa campanha, vista a camisa da reforma da Igreja de São Benedito”, afirmou.
Ver todos os comentários | 0 |