Foi realizado nesta quinta-feira (28), na Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI – um encontro entre representantes dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão, para tratar sobre a situação da bacia do Rio Parnaíba.
Segundo o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Everton Sousa, que foi convidado a participar do evento, é necessário que os municípios próximos ao rio participem de questões como saneamento básico.
“A ideia aqui é trazer nossa experiência, com algumas soluções importantes. No nosso caso, por exemplo, temos uma participação muito pequena dos municípios nos recursos hídricos. É necessário que os munícipios próximos da bacia tenham uma consciência para termos êxito na gestão. As questões de saneamento básico, drenagem, esgoto, todas essas discussões passam pelos municípios”, detalhou Everton.
De acordo com a vice-governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), o Rio Parnaíba possui importância nacional e sua revitalização já foi Projeto de Lei no Congresso.
“O Rio Parnaíba possui uma importância a nível nacional. No Nordeste, é a segunda bacia. Então estamos aproveitando que o Rio Parnaíba tem comitê de bacia e também devido a um Projeto de Lei, que passou no Congresso Nacional. Eu já fui relatora no Senado, para que houvesse a revitalização do Rio Parnaíba. Então o evento é para se voltar um pouco para a questão do rio, para ter cobrança de ação e assim termos propostas que possam melhorar a qualidade do rio”, disse.
O presidente interino do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, Avelar Damasceno Amorim, disse ao GP1 que será feita uma revitalização na bacia do Rio Parnaíba. “A situação atual da bacia do Rio Parnaíba é por causa de uma falta de planejamento. Eu sonho que é possível fazer algo diferente. Queremos construir todas as estruturas para a política nacional de recursos hídricos e isso só é possível com a união dos estados”, ressaltou.
Ver todos os comentários | 0 |