Encerrando os festejos de São Francisco de Assis, foi realizada na tarde desta sexta-feira (04), a tradicional procissão no bairro Dirceu Arcoverde, zona sudeste de Teresina. Centenas de fiéis acompanharam a caminhada que percorreu as ruas do bairro e retornou ao Santuário de São Francisco de Assis. A programação teve início com uma missa no santurário.
Paulo Martins, que pertence à Fraternidade O Caminho, comunidade franciscana, falou sobre São Francisco. “Ele é um marco da Igreja Católica, pois diante de todos os servos de Deus foi o que mais buscou se espelhar em Jesus Cristo, então na vivência dele, ele escolheu viver os caminhos da vida religiosa através do evangelho”, afirmou.
Sobre a relação de São Francisco com os animais, Paulo explicou que a mesma se dá pelo tempo em que ele esteve nas ruas. “Dizem que como ele vivenciou muito tempo a vida nas ruas, cuidando de pobres, ele também se deu bem com os animais”, explicou.
Uma chuva caiu durante a procissão, mas não prejudicou a caminhada. “O devoto de São Francisco não se permite deixar de cumprir a sua devoção por conta de chuva, de fato a chuva vai abençoar os caminhos do franciscano”, declarou Paulo.
Maria dos Remédios contou que há muitos anos participa da procissão. “Todo ano eu participo, em nome de Jesus, já são muitos anos. São muitas graças que eu alcancei, saúde da minha família, por isso venho sempre”, disse.
História de São Francisco
São Francisco de Assis, ou Giovanni di Pietro di Bernardone, nasceu na cidade de Assis, na Itália, no dia 5 de julho de 1182. Filho de um rico comerciante recebeu educação voltada para os negócios. Com 16 anos participou da luta contra a nobreza feudal, foi aprisionado na cidade de Perúgia, onde ficou um ano no cárcere.
Em 1203, de volta à cidade natal, Francisco entrega-se a uma vida de festas. Em 1206, orando na Capela de São Damião, ouviu um chamado de Cristo que dizia: “Vá, Francisco e restaure minha casa”. Desde então, entrega-se ao serviço de Deus e dos mais necessitados. Em 1208 faz votos de pobreza e começa a pregar sua doutrina.
Acompanhado dos primeiros discípulos pede autorização ao papa para fundar uma irmandade. Em 1204 funda a "Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis" e se instala em cabanas nas montanhas, decidido a cumprir fielmente as Escrituras Sagradas, renunciando qualquer forma de propriedade, recusando mesmo ter uma igreja, vivendo das doações que recebe.
Em 1215, o Concílio de Latrão reconhece a "Ordem dos Franciscanos", que já reúne inúmeros discípulos vindos de toda a península italiana. Inicia uma grande peregrinação até o Oriente, para “converter os infiéis”. Na volta, em 1221, o papa Honório III impõe uma “regra” mais branda para a Ordem.
Em 1224, decepcionado, Francisco deixa a direção da Ordem e junto com três discípulos, opta pela vida na floresta, em contato com os animais. Doente e debilitado, é conduzido a Assis, onde quer morrer. Durante a viagem, os fiéis correm ao encontro do “santo”.
São Francisco de Assis morre em Assis, Itália, no dia 3 de outubro de 1226. Dois anos depois de sua morte, é canonizado pelo papa Gregório IX.
Ver todos os comentários | 0 |