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Bom Jesus - Piauí

Vendas pela Internet foi tema de palestra do Conecta Sebrae Gurgueia Valley

Mapeamento da jornada do cliente foi uma das estratégias apresentadas para transformar seguidores em compradores.

Novas Estratégias de Vendas pela Internet e Como Transformar Seguidores em Compradores foram os temas das palestras realizadas na noite de ontem (01), como parte da programação do Conecta Sebrae Gurgueia Valley, que acontece até hoje (02), em Bom Jesus. O evento é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

As palestras foram proferidas simultaneamente pelo publicitário Stênyo Guimarães, que tem MBA em Gestão Empresarial e Marketing; e pelo consultor Paulo César Coutinho, especialista em transformação digital e inovação, os quais interagiram bastante durante toda a apresentação.


  • Foto: Divulgação/AscomEvento Conecta SebraeEvento Conecta Sebrae

“Entender e mapear a jornada do cliente é fundamental para gerar vendas. Defina as suas personas, seus hábitos e interesses de consumo. É preciso ter um planejamento bem estabelecido para interagir com os clientes na internet. Procure se posicionar como a solução que o cliente precisa”, destacou Stênyo Guimarães.

Segundo Paulo César Coutinho, a jornada do cliente explica muito do porquê ele escolhe uma empresa, marca, produto ou serviço. “A abordagem inicial e as interações com o consumidor são decisivas para encaminhá-lo à compra. Por isso a necessidade de apresentar a solução que o seu cliente quer”, comentou.

De acordo com os palestrantes, as etapas da jornada do cliente são: Aprendizado e Descoberta; Reconhecimento do Problema; e Consideração da Solução e Decisão de Compra.

Na fase de Aprendizado e Descoberta, o cliente ainda não conhece bem uma determinada empresa e o que ela oferece, ou sequer tem uma necessidade de compra bem clara. Ele pode estar navegando pela internet, pesquisando no Google ou acompanhando as redes sociais quando a descobre uma empresa.

Diferentemente da fase anterior, na etapa de Reconhecimento do Problema, o cliente está em busca de uma solução. E essa é a oportunidade de se mostrar como a alternativa que ele procura.

Na etapa Consideração da Solução e Decisão de Compra é quando a jornada do cliente está próxima da conclusão. Ele tem uma necessidade clara, foi ao mercado em busca de soluções e começa a escolher entre as alternativas encontradas. É hora de fechar negócio.

“A equipe de venda precisa estar preparada para mostrar a esse cliente as vantagens e os diferenciais da solução que oferece para garantir a venda. Depois vem a etapa de pós venda, que é muito importante para medir a eficiência das estratégias adotadas para atingir esse objetivo”, avaliou Stênyo Guimarães.

Para Paulo César Coutinho, a jornada do cliente não termina com a concretização da venda. “É importante manter relacionamento com o cliente para gerar mais vendas. Não interrompa o vínculo ao fechar negócio. Faça com que o cliente se sinta especial, oferecendo suporte, tirando dúvidas ou mesmo fazendo um contato para perguntar o que ele tem achado da solução que contratou”, pontuou.

Após as palestras aconteceu o Encontro de Influenciadores Digitais do Vale do Gurgueia, contando com a presença de influencers de Teresina, Bom Jesus, Uruçuí e Corrente.

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