As declarações da vereadora Graça Amorim (sem partido) na sessão de quarta-feira (16) repercutiu na manhã dessa quinta-feira (17) na Câmara Municipal de Teresina. O vereador Ítalo Barros (PTC) afirmou que a vereadora não tem humildade, que é arrogante e que ela está querendo aparecer perante a opinião pública. Ele sugeriu que a irmã da vereadora, a superintendente de Desenvolvimento Rural, Maria Vilani, tem faltado ao trabalho.
A confusão entre os dois vereadores começou porque Graça criticou a falta constante de vereadores nas sessões, principalmente na quarta-feira, quando era necessário votar o projeto de lei de Regularização Fundiária e não havia quórum. Em grupo no WhatsApp formado pelos vereadores, Ítalo Barros, que não participou da sessão, chegou a pedir que quando fossem votados projetos importantes, os vereadores da base fossem informados. Em entrevista para a imprensa no mesmo dia, Graça Amorim afirmou que não é “babá de vereador” e pediu punição aos que estão faltando sem justificativa.
- Foto: Lucas Dias/GP1Vereador Ítalo Barros
Falta humildade
Com a repercussão das declarações, Ítalo Barros ocupou a tribuna da Câmara nessa quinta-feira, onde fez várias críticas a vereadora Graça Amorim. “Eu queria que ela fosse até a presidência dessa Casa para ver as minhas justificativas para representar a Câmara Municipal em Teresina em alguns setores. Para você chegar a coordenar um grupo, você tem que ter um pingo de humildade, coisa que não foi feita. Acredito que falta muito para chegar nesse nível. Em relação a declaração de babá de vereador, eu acredito que não tenha sido comigo, mas eu vou falar em nome do vereador que foi criticado. Eu quero falar que a minha opinião como cidadão é que vossa excelência com essa arrogância tem que respeitar o cargo de uma babá. Porque com arrogância não vamos a lugar nenhuma. Vossa excelência expôs a casa, expôs vereadores apenas com o intuito de se aparecer para o povo, e você sabe disso”, criticou.
Criticou irmã de Graça Amorim
Ítalo Barros ainda sugeriu que a irmã de Graça Amorim, a superintendente Maria Vilani, estaria faltando ao trabalho. Ele disse que por diversas vezes tentou marcar uma audiência na Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), mas que Maria Vilani nunca está presente. O vereador ainda pediu um requerimento solicitando a SDR a lista com a presença dos funcionários.
“Eu queria fazer uma reclamação, algumas vezes já tentei marcar audiências no SDR no dia que temos sessões. Já aconteceu mais de duas vezes de eu ir e não encontrar o responsável na secretaria do SDR. Então eu acho isso injusto, já que estamos falando de faltas. Então queria solicitar um requerimento verbal, a título de informação, que eu queria ter a lista de acesso da SDR, porque eu como vereador já detectei que estão faltando”, disse o vereador.
- Foto: Lucas Dias/GP1Graça Amorim
Vereador independente
Ítalo disse ainda que é um vereador independente e questionou a vereadora, que segundo ele, não controla a própria família. “Sou um vereador independente, não depende do executivo, do legislativo, de nenhum tipo de poder, para sofrer alguns tipos de constrangimentos de pessoas que querem ter o controle, mas aparentemente não controlam a própria família em relação as presenças”, disse.
Resposta de Graça
A vereadora Graça Amorim votou favorável ao pedido de Barros, que solicitou a presença dos funcionários da SDR. “Eu votei favorável [ao pedido do vereador] porque eu acho que é natural, na secretaria tem que trabalhar, diferentemente dos que vem para cá só de madrugada para responder uma coisa que é regimental, que [o vereador] tem que estar nas sessões”, declarou.
Amorim disse ainda que a Câmara “precisa crescer”. “Essa câmara de hoje precisa crescer, pelo discurso de hoje, precisa crescer”, finalizou.
NOTÍCIA RELACIONADA
Graça Amorim pede punição de vereadores que faltam sessões
Ver todos os comentários | 0 |