Milhares de pessoas prestigiaram na manhã desta sexta-feira (07) o tradicional Desfile Cívico Militar do 7 de setembro, que acontece na Avenida Marechal Castelo Branco em Teresina. O evento, organizado pelo Governo do Estado em parceria com a Polícia Militar do Piauí, tem como objetivo comemorar um marco histórico do país: a sua independência.
O desfile, que iniciou por volta de 07h30, conta com pessoas de todas as faixas etárias. Para o atual secretário de segurança pública do Piauí, Rubens Pereira, este é um momento bastante importante para a soberania nacional e para que ocorra a união dos brasileiros. “Nós estamos aqui vendo que continua acessa a chama da cidadania. São jovens, crianças, adultos, todas as pessoas estão participando deste momento tão importante, porque ele traz novamente a luz, a chama da soberania do país, da necessidade que nós brasileiros temos de nos unirmos em torno dos desafios, das dificuldades e enfrentar como nós queremos, que é enfrentar com a união de todos os brasileiros”, afirmou.
Além da Polícia Militar, outras instituições como o Corpo de Bombeiros e o Exército Brasileiro estão na avenida. A coordenadora do desfile cívico, tenente-coronel Joseline, informou ao GP1 sobre os planos de segurança que foram preparados para este evento. “No desfile de comemoração ao 196º aniversário da Independência do Brasil, a Polícia Militar está participando com um efetivo de aproximadamente 500 homens, dos quais, em média, 300 estão no desfile e 200 estão fazendo a segurança. Além da PM, estão presentes também o Corpo de Bombeiros e o Exército Brasileiro. Nós temos o plano de segurança, o plano de evacuação, por questões de incêndios feito pelo Corpo de Bombeiros em razão de estarmos nas margens do rio e por ser uma época mais seca, e o plano de policiamento e evacuação, em caso de necessidade de atendimento de saúde, que foi feito pelo Hospital da Polícia Militar em conjunto com o Samu e do Corpo de Bombeiros”, completou.
Estiveram presentes também diversas autoridades políticas. O candidato a deputado federal pelo PR, Fábio Abreu, ressaltou que esta data se torna mais representativa ainda neste ano por conta das eleições que irão acontecer há exatamente 30 dias. O capitão da Polícia Militar destacou que este é um momento em que todos os brasileiros devem refletir para escolher os melhores representantes do povo.
“Eu tenho destacado que, além dessa data ser tão representativa por conta da comemoração da independência, esse ano ela se torna mais simbólica, mais importante, pois estamos em um momento de campanha política. Que esse momento sirva de reflexão tanto para os candidatos quanto para a sociedade, para que ela seja mais criteriosa na escolha de seus representantes, porque, afinal de contas, faltam exatamente 30 dias para que os brasileiros tomem a decisão de quem os representará por mais quatro anos”, finalizou.
Ver todos os comentários | 0 |