O GP1 recebeu denúncia de que um adolescente de 15 anos portador de anemia falciforme, ficou sem realizar um exame essencial por falta de material e de motorista no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), na noite desta sexta-feira (14).
O GP1 apurou que o garoto deu entrada na noite de ontem com crise hemolítica e precisou ser entubado na UTI do hospital. Como seu estado de saúde era muito grave, ele precisou fazer um exame chamado gasometria arterial, mas não o realizou porque não havia reagente na unidade hospitalar.
- Foto: Lucas Dias/GP1Hospital de Urgência de Teresina - HUT
Outro fator grave que o impossibilitou de fazer o procedimento, é porque o exame não é feito no HUT, as amostras de sangue são enviadas durante o dia para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, onde é feito o exame. Além disso, não havia motorista no HUT, impossibilitando que as amostras fossem enviadas para outra unidade hospitalar.
Este tipo de procedimento não ser realizado no Hospital de Urgência de Teresina, é um grave problema, pois este tipo de exame precisa ser feito logo após o colhimento do sangue, para que o resultado seja mais preciso, pois o sangue não pode ficar por muito tempo exposto. Grandes hospitais, mantém o gasômetro, aparelho que mede a gasometria arterial, dentro mesmo da UTI, para ter um resultado mais fidedigno.
O menino segue internado na UTI do HUT.
Doença rara
A anemia falciforme é um grupo de distúrbios hereditários em que os glóbulos vermelhos assumem o formato de foice. As células morrem prematuramente, causando uma escassez de glóbulos vermelhos saudáveis (a anemia), e podem obstruir o fluxo sanguíneo, causando crises de dor.
Outro lado
O GP1 entrou em contato com a assessoria do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que alegou que houve um atraso na entrega desse reagente, por parte do fornecedor e que o HUT está direcionando a realização desse exame para o Hospital Universitário (HU). Além disso informou que o fornecedor já garantiu que irá fazer a entrega do material ainda nesse sábado (15).
Ver todos os comentários | 0 |