Conscientizar a sociedade sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Este foi o objetivo de um mutirão de limpeza realizado nas margens do rio Poti, em Teresina, na manhã do último sábado (08). Cerca de 50 voluntários participaram da ação, proposta pela Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR.
Quase uma tonelada de resíduos foram coletados na área. Será feita uma pré triagem e posteriormente o material recolhido segue para a destinação final, via Cooperativa de Catadores - COOLIBI. Duas equipes atuaram nas duas margens do Poti, concomitantemente, com apoio de uma equipe náutica.
- Foto: Divulgação/AscomVoluntários da SEMAR realizam mutirão de limpesa nas margens do Rio Poti
“Fizemos uma verdadeira varredura desde a Floresta Fóssil, ao lado da Potycabana, até o Parque Pais e Filhos, no entorno da ponte da Primavera, zona norte da capital. Nós podemos perceber neste período do ano, quando o nível do rio está mais baixo, o assoreamento, proliferação de aguapés e o alto índice de poluição, com sacolas plásticas, material de construção, garrafas pets e outros materiais. Eles não apenas se acumulam nas águas e margens, como também afeta a vida aquática”, explica Rubens Luna, Gerente de Educação Ambiental da SEMAR.
O mutirão de limpeza contou com o apoio da Fundação Velho Monge, Engenheiros Sem Fronteiras - ESF, Pense Piauí, Parque Meus Filhos, COOLIBE, Museu Taxidérmico Casa de São José, Adrenalina Vertical, representantes da Prefeitura de Teresina e estudantes. Outras etapas do mutirão serão desenvolvidas nos próximos meses.
Ver todos os comentários | 0 |